Coloidea

766 palavras 4 páginas
sQuestão 1 –
Colóide é uma mistura de uma substância dividida em finas partículas insolúveis , usualmente de dimensões entre 1 nm e 1000 nm, uniformemente dispersas num meio contínuo. As partículas insolúveis são chamadas Fase dispersa e o meio contínuo de “meio de dispersão”.
Os cientistas observaram que partículas com diâmetro entre 1,0 nm e 1000 nm são classificadas como misturas coloidais ou simplesmente colóides.
As substâncias não se separam sob a ação da gravidade, mas é possível separá-las usando filtros extremamente finos ou centrifugadoras extremamente potentes. São visíveis no ultramicroscópio.

Nos colóides as partículas dispersas estão em movimento constante e errático devido às moléculas do fluido estarem constantemente a colidir contra elas. Sua estabilidade dependerá da fase dispersa.
Questão 2 -

As partículas coloidais constituem a fase dispersa e o material em que estão contidas a fase contínua. Como a matéria ocorre em um dos três estados: gasoso, líquido e sólido, podem existir oito classes de colóides, como mostra o quadro a seguir.

Fase Sol: É um colóide constituído de partículas sólidas finamente divididas dispersas em um meio de dispersão líquido. As partículas são bem separadas e apresentam aspecto líquido. Podemos citar como exemplos gelatina em água; goma arábica em água; Aerossol: fumaça e poeira; Hidrossol: neblina; Fase Gel: Fase Gel : É um colóide no qual a interação do líquido com partículas muito finas induz o aumento da viscosidade, tornando-se uma massa com partículas organizadas no meio de dispersão formando uma rede de partículas enfileiradas como um colar. As partículas encontram-se bem próximas e seu aspecto é sólido.
Fase dispersa = líquido
Fase dispersante = sólido
Ex.: Gelatinas;

Espumas As espumas podem ser Líquidas ou sólidas :
Líquidas:
FD = gás
FC = líquido
Ex.: chantilly, espuma da cerveja e espuma de barbear
Sólidas:
FD= gás
FC = sólido
Ex.: pipocas, farófias e espuma de

Relacionados

  • INTRODUÇÃO ENG. DE PESCA - CEPHALOPODA
    1623 palavras | 7 páginas
  • Relatório Molusca
    6237 palavras | 25 páginas