Colaborar Av2 Licenciatura Sociedade Educa O E Cultura

421 palavras 2 páginas
22/03/2015

Colaborar ­ Av2 ­ Licenciatura ­ Sociedade, Educação e Cultura

1) Gilberto Freyre é um autor que se preocupou em expor a contribuição luso­brasileiro à humanidade, segundo o pensador o Brasil contribui oferecendo ao mundo um novo tipo de democracia que é a democracia racial. Para Freyre a democracia racial se dá pela ausência de distinções rígidas entre negros e brancos.
Com base no texto acima assinale a alternativa que pode ser considerada como exemplo de democracia racial.

Alternativas:
a) Perto de mim, um preto exausto pelo esforço do dia, deixava cair sua cabeça pesada, coberta de suor e adormecida, sobre o ombro de um empregado de escritório, um branco que ajeitava cuidadosamente suas espáduas de maneira a receber esta cabeça como num ninho, como numa carícia. (Roger Bastides)
b) Entendo que o negro e o mulato – os homens de cor – precisam, devem ter uma contra­ ideologia racial e uma contra­posição em matéria econômico­social (Abdias Nascimento).
c) O brasileiro de cor tem de se bater simultaneamente por uma dupla mudança: a) a mudança econômico­social do país; b) a mudança nas relações de raça e cor. (Florestan
Fernandes)
d) O status de raça, manipulado pelos brancos, impede que o negro tome consciência do logro que no Brasil chamam de democracia racial e de cor (Abdias Nascimento)

2) Octavio Ianni ao debater a questão racial no Brasil aponta que o desenvolvimento do de nosso país se deu de forma desigual e combinado em que formas modernas de trabalho ainda convive com formas arcaicas. Para compreender o Brasil é preciso compreender o desenvolvimento dialético da história e perceber que a questão de classe, a questão racial e as desigualdades regionais marcam essa história.
Compreender o Brasil moderno é uma questão complexa, assinale a alternativa que melhor se relaciona com pensamento de Octavio Ianni.

Alternativas:
a) Compreender o Brasil moderno é compreender que o desenvolvimento que aqui se teve foi marcado pelo respeito mutuo e cada

Relacionados

  • Revista intellectus 2008
    114471 palavras | 458 páginas