Resumo A Praga Do Pl Gio Acad Mico

440 palavras 2 páginas
Romancini, Richard. “A praga do plágio acadêmico”. In: Revista Científica FAMEC/FAAC/FMI/FABRASP. Ano 6, n. 6, 2007, pp. 44-48.

Michel de Souza Camargo
Jeissuane Valim Morgado

Foi levantada uma questão sobre o plágio acadêmico por uma docente, em uma universidade conceituada, afirmando um aumento dessa pratica. Essa discussão produziu dois pontos de vista: que o plágio se evidenciou devido à expansão da internet, e mesmo em situações anteriores já existia essa prática mas havia dificuldade para ser identificada. Com o aumento da população estudantil universitária, e usuários da internet, essa preocupação aumentou nos últimos anos, e essa situação não ocorre só no Brasil. Essas fraudes acontecem desde a elaboração de trabalhos acadêmicos até no nível de pós-graduação. Instituições de ensino procuram meios de evitar essa ação criando métodos para a extinção desse ocorrido. Uma das principais preocupações seria a falta de confiança do professor para com o aluno, e também a educação precária que existe no Brasil.
A Questão da formação O plagio pode ser praticado de forma involuntária, pelo fato da falta de conhecimento do aluno, não sabendo diferenciar uma “pesquisa” de uma “cópia” não refletida, ou pela deficiência do ensino. Alguns professores sem se preocupar em ensinar o que é certo e errado ao aluno, acabam deixando de observar os detalhes essenciais de um trabalho. Em alguns caso o próprio profissional docente defende o plagio cometido pelo aluno, uma vez que “ele teve que pesquisar”, o que faz a diferença, e prejudica o avanço acadêmico.
Autoria e competência discursiva Essa evolução tem que partir da cabeça dos educadores, e tratarem o plágio como um problema grave, uma vez que tira a capacidade do plagiador de evoluir e criarem ideias próprias. Não podemos tratar essa prática como normal já que fere os direitos autorais do autor plagiado.
A citação e o plágio A citação é a forma mais correta de colocar trechos de texto de outros autores em nossa

Relacionados

  • Psicologia Do Inconsciente Carl Gustav Jung
    58115 palavras | 233 páginas
  • 65436321 4 NEVES Direita Para O Social E Esquerda Para O Capital
    91558 palavras | 367 páginas