codigo de etica do serviço social

Páginas: 6 (1400 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
OS CÓDIGOS DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL
TRAGETORIA DO SERVICO SOCIAL


o serviço social nos revela que ao longo destes anos vem passando por transformações, no seu código de ética ,para melhor atender as necessidades do profissional.









INTRODUÇÃO

O código de ética profissional passou por grandes reformas onde a igreja teve muita influencia, e visaatender as necessidades das classes menos favorecidas. Assim o enfrentamento do conservadorismo gerando atenção em busca de uma profissão que busque o entendimento das problemáticas questões políticas e social.




















Os Códigos De Ética Do Serviço Social

O serviço social surgiu no Brasil na década de 30, vinculado a Igreja Católica, tendo como um de seusobjetivos recuperar espaço e guarda pelos seus interesses, defendendo a família operária da ameaça do comunismo. Após o Estado também solicita o trabalho do serviço social no trabalho de efetivações de políticas assistenciais, no atendimento da classe operária e no enfrentamento da questão social que era emergente na época como conseqüência da industrialização tardia que ocorria no país.
O código deética de 1947 baseava-se nas orientações da igreja católica e no assistencialismo e entrando em vigor como instrumento de legalização para a atuação profissional de 1948, formadas por cinco sessões trás apenas os deveres a serem compridos pelos profissionais, trazendo assim os fundamentais, deveres para com os colegas ,os usuários na instituição em que trabalha .Os profissionais praticavam suasatividades baseada na lei divina, sua missão com o favorecido estava voltado a prestação da assistência e caridade através de orientação e auxílio matérias.
Este código inspirava na filosofia Neotomista e Positivismo, a sociedade e as relações sócias econômicas e políticas baseava em um princípios de que tudo ocorria de um processo natural que acontece o reconhecimento humano. Com relação aoneotomismo vale destacar quer segundo Barroco (2010), os valores gerais predominante no neotomismo deixam sua abstração na medida em que apontam o significado "do bem inerente à consciência moral": trata-se dos pelos princípios de valores e dados pela fé,mias que traduzidos pela igreja católica, assumem uma direção politico-ideologico deliberado.
O processo de desgastes da basetradicionalista do serviço social se inicial na década de 50, onde o processo se acirrar na década de 60 quando a profissão começar a vivenciar a dicotomia ética metodológico do ser e do deveria ser,este fenômeno que ira repercutir na profissão.
A construção do novo ethos na década de 60 liga-se, assim ,a duas áreas da vida profissional: a área da vida cotidiana ,espaço da excentricidade e do enfrentamento deconflitos éticos e de indagação frente ao papel da mulher,do preconceito e do moralismo e se estabelecer como elemento para uma meditação critica capaz de disseminar os questionamentos rotineiro e a dimensão das intervenções pratica capaz de vincular a profissão a projetos sociais popular,admitindo ampliação da consciência ética política e a construção de um novo ideário de moralidade fundado naliberdade.Barroco(2008)
No Código de1965, foram definidos os antecedentes do serviço social, como: posições filosófica, política e religiosa respeitar a dignidade da pessoa humana, e religiosas daqueles a quem se destinam sua atividade.
A formação da consciência profissional é fator fundamental em qualquer profissão e que um Código de Ética constitui precioso instrumento de apoio e orientaçãopara os Assistentes Sociais;
O Serviço Social adquire no mundo atual uma extinção técnica e cientifica, aplicando aos membros da profissão maiores encargos e responsabilidades.
Na década 1970 há o importante processo de laicizarão do serviço Social e sua modernização. A legitimidade profissional se transforma, deliberar no mercado de trabalho, no qual, os assistentes sociais assumem atividades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os códigos de ética do serviço social
  • Código de ética
  • Codigo de etica do servico social
  • Código de Ética- Serviço Social
  • codigo de etica serviço social
  • Codigo de etica serviço social
  • CÓDIGO DE ÉTICA DO SERVIÇO SOCIAL
  • Código de Ética Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!