Matriz extracelular

Páginas: 15 (3502 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A matriz extracelular é o agrupamento de elementos intercelulares dos organismos multicelulares. Os tecidos, os órgãos e sistemas são resultados de associações de diferentes tipos de células e matrizes extracelulares. Nos tecidos conjuntivos, as células se encontram dispersas em meio abundante matriz extracelular. Nos epitélios, as células podem estar aderidas sem matriz extracelular que assepare, já nos epitélios de revestimento existe uma delgada matriz extracelular, chamada lamina basal.A matriz extracelular é o agrupamento de elementos intercelulares dos organismos multicelulares. Os tecidos, os órgãos e sistemas são resultados de associações de diferentes tipos de células e matrizes extracelulares.
Nos tecidos conjuntivos, as células se encontram dispersas em meio abundantematriz extracelular. Nos epitélios, as células podem estar aderidas sem matriz extracelular que as separe, já nos epitélios de revestimento existe uma delgada matriz extracelular, chamada lamina basal, interposta entre as células e o tecido conjuntivo sobre o qual se apóiam.

As funções mais importantes da matriz extracelular:
·Preencher os espaços não ocupados pelas células;
·Resistência aostecidos;
·Meio por onde chegam os nutrientes e sejam eliminados os dejetos celulares;
·Ancoragem para as células;
·Veiculo de migração das células;
·Meio para transporte de sinais intercelulares.

A matriz extracelular é formada por elementos fluidos e fibrosos. Os fluidos são as glicosaminoglicanas (polissacarídeos) e proteoglicanas (complexos glicoprotéicos). Os fibrosos são proteínasestruturais (colágeno ou fibras colágenas) e proteínas adesivas (fibronectina e laminina ambas glicoproteínas fibrosas-).
As células de alguns tecidos conjuntivos unem-se com componentes da matriz extracelular através de contatos focais. Cada contato focal consiste em uma proteína integrina unida a proteínas ligadoras. O componente focal conecta-se com a fibra colágena da matriz, esta conexão ocorredevido à fibronectina.
As células da camada basal dos epitélios ligam- se a lamina basal. A conexão entre a célula e a lamina ocorre através das hemidesmossomas (estruturas de proteínas integrinas que formam junção de adesão).
(http://www.webartigos.com/artigos/matriz-extracelular-um-importante-componente/28457/#ixzz3DOYisKMQ )

Matriz Extracelular
MATRIZ EXTRACELULAR
A ME forma um substrato quefornece condições adequadas para o crescimento e a diferenciação de células dos vários tecidos.
A ME é constituída basicamente por proteínas fibrosas (colágeno e elastina) embebidas em um gel hidrofílico de polissacarídeos, associados ou não a proteínas.
A elastina é hidrofóbica, e impede a passagem do sangue e elementos do sangue através da parede da aorta.
Toda célula ao crescer, produzmatriz extracelular específica.
Tecidos cartilaginosos possuem células separadas, e portanto, mais matriz.
Membrana Basal:
É uma especialização de elementos da matriz extracelular constituído por glicoproteínas, glicosaminoglicanos e proteínas, atuando como uma interface entre célula parenquinatosa e o tecido de sustentação, e existindo abaixo da superfície de basal de todos os epitélios.
Amembrana basal é constituída por lâmina basal, e apresenta componentes como:
Fibroblastos: secretam ME do tecido conjuntivo.
Osteoblastos: secretam ME do tecido ósseo.
Condrócitos: secretam ME do tecido cartilaginoso.
A lâmina basal fica na interface dos tecidos epitelial e conjuntivo, em volta de células musculares e em capilares sangüíneos e linfáticos. Tem a função de nutrição dos tecidos. Éproduzida por células epiteliais, endoteliais e musculares.
Componentes da matriz extracelular são secretados pelas células do tecido conjuntivo e são divididos em dois tipos:
1) aqueles que são constituídos por moléculas protéicas alongadas que se agregam formando estrutura fibrosa com colágeno e elastina.
2) se agregam, mas não formam fibras:
2.1) Glicoproteínas alongadas (fibronectina) e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MATRIZ EXTRACELULAR
  • MATRIZ EXTRACELULAR
  • Matriz extracelular
  • Matriz Extracelular
  • MATRIZ EXTRACELULAR
  • Matriz extracelular
  • Matriz extracelular
  • Matriz extracelular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!