Codigo de defesa do consumidor

Páginas: 16 (3843 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

ESAGS - ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS




AUGUSTO FORMICI, BEATRIZ DE LIMA, GISELLI MALSCHIK E PEDRO HENRIQUE DIAS GONÇALVES.





COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL:
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR







SANTO ANDRÉ
2014
INTRODUCAO


Esta dissertação tem como objetivo analisar os aspectos da Comunicação Empresarial no contextodo Código de Defesa do Consumidor.
Primeiramente, devemos saber o que é “Comunicação Empresarial”?
Trata-se de uma atividade estratégica utilizada pelas diretorias e presidências em suas empresas, onde se utiliza a implementação e condução das ações da comunicação interna.
Os profissionais que trabalham nesta área, normalmente profissionais do marketing, os demais profissionais da comunicaçãoinstitucional, como jornalistas, relações-públicas, pedagogos empresariais, dentre outros, tem se preocupado cada vez mais com o relacionamento entre a empresa e seus funcionários, bem como a sociedade e seu público alvo.
A Comunicação Empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos, o que envolve diferentesconteúdos, discursos e linguagens.
O acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias têm exigido do profissional da área não apenas conhecimentos e habilidades nas práticas profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios.
E estes profissionais por sua vez se adequaram para saberem analisar, planejar, ouvir e agirde acordo com as necessidades da empresa, valorizando não só produtos e marcas, mas seus funcionários e a expectativa de seu público..
É o próprio Bueno quem ressalta esse aspecto:
“A Comunicação como inteligência empresarial não pode fazer concessão ao improviso. Apoia-se em metodologias, em pesquisas, em desenvolvimento de teorias e conceitos a serem aplicados a novas situações; apoia-se,sobretudo, na necessidade imperiosa de dotar a comunicação de um novo perfil: a passagem real do tácito para o estratégico.”
Tudo se engloba com o objetivo de criar um plano eficiente para o sucesso da empresa.


“A comunicação institucional deve agregar valor ao negócio
das organizações e contribuir para criar um diferencial
no imaginário dos seus públicos”
(Margarida Kunsch).CAPÍTULO I: BREVE HISTÓRICO DA COMUNICAÇÃO
EMPRESARIAL


No começo do século XX, nos EUA, as primeiras ações de Comunicação Empresarial surgiram da ideia de um jornalista chamado Ive Lee em 1906. Este por sua vez, atuava na cidade de Nova York e decidiu abandonar a profissão para montar o primeiro escritório de Relações Públicas.
Seu objetivo era concentrar esforços para aumentar acredibilidade do empresário John D. Rockfeller que estava em abixa devido o mesmo estar sendo acusado de combater as pequenas e médias empresas. Lee teria utilizado o que ele chamou de carta de princípio, em que pode ser considerada atual inclusive nos dias de hoje.
Sua ideia era garantir a publicação de noticias empresarial em espaços editoriais, abandonando o tradicional espaço publicitário naépoca.
Em uma das suas primeiras declarações disse que todo trabalho exercido pelo seu escritório era feito as claras e por se tratar de um assunto exato, qualquer diretor interessado seria auxiliado para o bem de suas empresas e ou entidades públicas.
Considerada como uma das pioneiras em comunicação empresarial a General Eletric (GE) deu inicio a uma importante etapa ao implantar debates ediscussão entre os executivos da empresa e intelectuais da época na década de 60. A GE divulgava o que a diretoria pensava para todos além de estimular o modo estratégico de pensar de seus executivos. A partir disto as relações públicas ganharam o mundo.

Comunicação Empresarial no Brasil:

A história da comunicação empresarial teve início no Brasil na década de 50 de uma maneira tímida em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Código de defesa do consumidor
  • Código de defesa do consumidor
  • Código de defesa do consumidor
  • Codigo de defesa do consumidor
  • Código de defesa do consumidor
  • Resumo- código de defesa do consumidor
  • Código defesa do consumidor
  • Código de defesa do consumidor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!