Citologia

Páginas: 2 (293 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
1)-explique a diferença entre epitélioe conjuntivo

Epitélio: Constituídos de CELULAS POLIÉDRICAS, isto é, células que têm muitas faces. Essas células são JUSTAPOSTAS. REVESTEM(superfícies internas ou externas de órgãos ou do corpo como um todo) E SECRETAM (moléculas). Com pouca substância intercelular. Os núcleos dos vários tipos de células epiteliais tem formacaracterística, variando de esférico até alongado ou elíptico, geralmente acompanha a formas das células.
Conjuntivo: Apresenta diversidade de células, mais afastadas. Diferentemente dos demais tiposde tecidos, que são formados principalmente por células, o principal componente do tecido conjuntivo é a MATRIZ EXTRACELULAR. Responsável pelo ESTABELECIMENTO e MANUTENÇAO da forma docorpo, dando suporte ao corpo, apoio e proteção. Praticamente todos os epitélios estão apoiados sobre tecido conjuntivo. Rica em substâncias intercelulares (GLICOPROTEÍNAS). Caracterizadas porum núcleo oval, com cromatina fina e nucléolo proeminente.

2)O que define um tecido muscular

O tecido muscular é constituído por células alongadas, que contém grande quantidade defilamentos citoplasmáticos de proteínas contráteis, as quais , por sua vez, geram as forças necessárias para a contração desse tecido, utilizando a energia contida nas moléculas de ATP.
3)Principal característica do tecido nervoso

O tecido nervoso é constituído pelo organismo, interligando-se e formando uma rede de comunicações que constitui o sistema nervoso.
As funçõesfundamentais são: detectar, transmitir, analisar e utilizaras informações geradas pelos estímulos sensoriais. Organizar e coordenar, o funcionamento de quase todas as funções do organismo.Assim, estabiliza as condições intrínsecas do organismo, como pressão sanguínea, tensão de O2 e CO2,teor de glicose,de hormônios e pH do sangue, e participa dos padrões de comportamento.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Citologia
  • Citologia
  • Citologia
  • Citologia
  • CITOLOGIA
  • Citologia
  • citologia
  • Citologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!