aterros sanitarios

Páginas: 4 (945 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Poluição em aterros sanitários

Novembro de 2013
 
Aterro Sanitário
Espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são depositados resíduosdomésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, ou dejetos sólidos retirados do esgoto. De acordo com a legislação, considera-se aterro sanitário uma instalação que tem como objetivoa deposição de resíduos acima ou abaixo da superfície topográfica do solo.
Constituição:
Por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável depolietileno de alta densidade - PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve sertratado, ou reinserido no aterro, causando assim menos poluição.
Como funciona um Aterro Sanitário?
Os aterros sanitários são instalações criadas para haver uma deposição segura dos resíduosproduzidos pelos habitantes das cidades e dos meios rurais. Estes aterros são construídos com critérios ambientais específicos, com vista a protegerem o ambiente (ar, água, terra) da poluição que estesproduzem.
Existe também uma estação de triagem, ou seja há um maior aproveitamento dos materiais para reciclagem, assim como reduz as quantidades de lixo depositado no próprio aterro. Para além disso,estes fomentam o emprego, combatendo um flagelo da nossa sociedade atual. Por último, este tipo de equipamento, depois de encerrado, poderá ser recuperado paisagística mente.
Os aterros implicam não só autilização de meios mecânicos, mas também um conjunto de regras essenciais para a sua correta exploração.



A construção de um aterro sanitário exige alguns cuidados:
 

 
O aterro deve serpouco permeável, isto é, deixar passar pouca água e lentamente;
O aterro deve ser distante de qualquer lugar habitado;
E não deve haver lençol subterrâneo de água nas proximidades do aterro....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aterro sanitário
  • Aterro Sanitário
  • Aterro sanitario
  • aterro sanitario
  • ATERRO SANITARIO
  • Aterro sanitário
  • aterro sanitario
  • Aterros Sanitarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!