Circe Bittencourt Resenha

Páginas: 23 (5734 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2013
CICE BITTENCOURT

Suas contribuições na área de ensino de história e participação em diversas obras fazem de Circe Maria Fernandes Bittencourt uma referência no tocante ao ensino no Brasil, seus métodos e fundamento ao longo da história da educação brasileira. Recentemente vem trabalhando com a formação de professores e tem se dedicando à educação indígena.
Suas orientações decursos de pós-graduação trazem para suas obras novas abordagens e questionamentos sobre o ensino de história em todo país. Há, inclusive, no presente tratado, referências feitas a grupos de pesquisas, os quais considera de suma importância para mostrar os dados sobre o ensino e contribuir com apontamentos recentes, pois o ensino é algo dinâmico e requer um acompanhamento rigoroso por parte dopesquisador.
É justamente a preocupação de Circe Bittencourt com questões inerentes ao ensino de história que instigou um trabalho sobre seus fundamentos e métodos. Os questionamentos e polêmicas que circundam a área educacional e as polêmicas sobre o método de ensino ideal para as novas gerações são lançados no intuito de ajudar o público docente, chamando a atenção para os novos desafiosda profissão.
A partir do ano de 1967, quando obtém o nível superior, Circe se envolve na história das disciplinas escolares e Currículos além de estudos sobre a história do livro didático. Não só suas pesquisas, mas também os trabalhos de tantos outros pesquisadores brasileiros e estrangeiros ajudaram a compor a presente obra, cuja intenção central é abrir caminhos para uma práticade ensino prazerosa e ao mesmo tempo difícil e desafiante.
A autora trás uma vasta linha de discussões a cerca da história do ensino de história dividido sistematicamente em três unidades. Como abordagem essencial para a importância da prática escolar, trás uma reflexão sobre o conceito de disciplina escolar, fazendo apontamento de alguns autores ingleses e franceses sobre como elesvêem a disciplina escolar e sua relação com o conhecimento produzido na academia.
Segundo o pesquisador francês Yves Chevallard, que rotula a disciplina escolar como apenas sendo uma “transposição didática do conhecimento acadêmico, a disciplina escolar depende do conhecimento erudito e que essa didática vulgariza o conhecimento científico.” Alguns estudiosos, sobretudo franceses eingleses não legitimam o conhecimento produzido em sala de aula, outros vão mais além, acreditam numa hierarquização entre os dois níveis, em que o conhecimento escolar e totalmente dependente do conhecimento acadêmico, o papel do professor é de um adaptador do conhecimento científico ao meio escolar, fazendo uso da didática para transformar esse conhecimento acessível aos alunos.
CiceBittencourt também expõe as versões antagônicas, citando o inglês Ivor Goodson e o francês André Chervel que defendem a disciplina escolar como entidade específica e com um conhecimento próprio e distinto do acadêmico. Seus argumentos se baseiam no caráter prático que o conhecimento escolar possui, o qual dispõe de uma nova conotação, ou seja, a ação dos agentes sociais e políticos, os quaisnecessitam de mudanças constantemente, fazendo-os abandonar, muitas vezes, referências científicas.

Segundo André Chervel, as disciplinas escolares se constituíram de acordo com as necessidades sociais que variam no tempo e no espaço, ou seja, o desenvolvimento industrial, a tentativa de criar um sentimento patriótico na sociedade etc, criam necessidades no meio escolar, ou numa culturaescolar e estabelecem finalidades conteúdos, métodos e forma de avaliação das disciplinas que compõem, não aleatoriamente, o currículo escolar.
Em seguida, Ivor Goodson é novamente mencionado quando a autora fala que o conhecimento escolar produz seu próprio conhecimento, atendendo as necessidades sociais e políticas, tomando como exemplo, a Educação Ambiental.
Para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha da obra de circe bittencourt: ensino de história: fundamentos e métodos
  • Resenha Da Obra De Circe Bittencourt: Ensino De História: Fundamentos E Métodos
  • Ensino de História segundo Circe M. Bittencourt
  • Fichamento história sagrada e história profana. circe bittencourt
  • RESENHA CIRCE BITENCOURT
  • Resenha
  • Coment rios sobre perman ncias hist ricas Circe Bittencourt
  • Resumo do artigo . Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de história de Circe Bittencourt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!