CIPA

Páginas: 27 (6720 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2013
C.I.P.A.


Tatiana Ribas Kleinübing
Prof. Emerson
Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná
Técnico em Segurança Patrimonial – Prevenção e Combate a Incêndio.
25/08/2008

RESUMO

Diversos avanços no diálogo social ocorreram devido ao movimento trabalhista e estudantil do final do século XIX e começo do XX. A sensibilização por parte das autoridades, empresários e sociedade emgeral, garantiu leis que salvaguardam os direitos e as garantias do trabalhador. Estas formam a base da Saúde e Segurança no Trabalho.

Palavras - Chave: Movimento Trabalhista; Empresários; Segurança no Trabalho.


1 INTRODUÇÃO

Com a Revolução Industrial, passou-se a necessidade do lucro e para obtê-lo era preciso mão-de-obra de baixo custo, fato que teve como conseqüência aexploração dos trabalhadores.  O uso de máquinas propiciou um maior número de divisão do trabalho, aumentando-se a produção, era o início do capitalismo. A busca do mercado consumidor, da matéria-prima mais barata e a acentuada exploração do trabalhador fizeram que as indústrias ganhassem o mundo em busca do acúmulo de capital, do lucro. Com a evolução do trabalho tornou-se fundamental traçarorientações, fundamentar normas e leis específicas, que garantissem e salvaguardassem os direitos do trabalhador. Atualmente estas normas são especificadas pela O.I. T – Organização Internacional do Trabalho, e transformam-se em leis e fundamentações nos países aliados.  A O.I.T (Organização Internacional do Trabalho) preconiza e fundamenta as normas e orientações, que são absorvidas pelo corpode leis dos seus países alinhados. No Brasil a Constituição de 1988, juntamente com a C.L.T (Complementação das Leis do Trabalho), N.R. (Normas Regulamentadoras), as portarias ministeriais, atos do executivo e demais medidas legais cabíveis, regulam e fiscalizam direitos e deveres pertinentes ao trabalho. O exercício profissional é regido pelas agremiações de classe (associações,conselhos, sociedades, ordens) subdivididos em regionais estaduais.
A Saúde e Segurança no Trabalho se desenvolvem nas organizações a partir de um projeto elaborado por uma equipe multiprofissional: a SESMET (Saúde, Engenharia, Segurança, Medicina no Trabalho). Variando de acordo com a cultura e a natureza da atividade, as organizações desenvolvem seu projeto sociale de relacionamento trabalhista.

2 ORGANIZAÇÃO NO BRASIL
No Brasil os direitos e deveres trabalhistas são regimentados pela C.L. T, Constituição de 88, normas regulamentadoras (N.R), portarias ministeriais, atos executivos entre outras regulamentações profissionais especificas ao exercício das profissões.  Todo o conjunto de leis e normas formam a base da Saúde e Segurança no Trabalho, eesta se estrutura em vários conhecimentos e conceitos essenciais, que vermos no decorrer desta disciplina. 

3 CONCEITO GERAL DA SST
É o conjunto de atitudes para promover e preservar a saúde do trabalhador. Abrange as medidas legais; treinamento e capacitação; disponibilidade e acesso a equipamentos de segurança; instalações apropriadas e com todos os riscos sinalizadoscorretamente.
  Para que possamos entender melhor o que envolve a SST é necessário o entendimento de vários conceitos:
SAÚDE
A Organização Mundial de Saúde define saúde como sendo “o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade”. 
DOENÇA DO TRABALHO
Doenças do trabalho, ou doenças ocupacional-profissionais, são aquelas decorrentes da exposiçãodos trabalhadores aos riscos ambientais, ergonômicos ou de acidentes. Elas se caracterizam quando se estabelece o nexo causal entre os danos observados na saúde do trabalhador e a exposição a determinados riscos ocupacionais. 
SEGURANÇA NO TRABALHO
Pode ser entendida como o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CIPA
  • CIPA
  • cipa
  • Cipa
  • Cipa
  • Cipa
  • Cipa
  • Cipa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!