cintura pelvica

Páginas: 3 (613 palavras) Publicado: 25 de janeiro de 2014
INTRODUÇÃO


O membro inferior tem função de sustentação do peso corporal, locomoção, tem a capacidade de mover-se de um lugar para outro e manter o equilíbrio. Os membros inferiores sãoconectados ao tronco pelo cíngulo do membro inferior (ossos do quadril e sacro).
A base do esqueleto do membro inferior é formado pelos dois ossos do quadril, que são unidos pela sínfise púbica e pelo sacro.O cíngulo do membro inferior e o sacro juntos formam a PELVE ÓSSEA.
Os ossos dos membros inferiores podem ser divididos em quatro segmentos:
Cintura Pélvica - Ilíaco (Osso do Quadril)Coxa - Fêmur e Patela
Perna - Tíbia e Fíbula
Pé - Ossos do Pé
















VAMOS FALAR DE CINTURA PÉLVICA - ANATOMIA

Como a cintura pélvica é umaregião bastante enfatizada e comentada nas nossas aulas de Pilates, deixo nos próximos posts algumas informações aos alunos que gostariam de compreender melhor seus corpos caminhando em direção aocrescimento da consciência corporal. Iniciaremos falando da anatonia


QUADRIL E CINTURA PÉLVICA
Parte do grupo dos ossos dos membros inferiores e formado pela pelve, a cintura pélvica é umaarticulação triaxial estável responsável pela sustentação e estabilização do tronco além de proteção das vísceras. Na pelve e no tronco se mantém o centro de gravidade das forças.O osso do quadril é constituído pela fusão de três ossos: o íleo (superior), ísquio (inferior) e púbis (antero-inferior). Anteriormente, os dois ossos do quadril se unem e se articulam na regiãoda sínfise púbica. Já posteriormente, ambos vão se articular com o sacro. Assim, o anel ósseo formado entre o íleo, ísquio e pubis, além do sacro e cóccix (este parte da coluna vertebral) compõem apelve.
Há quatro classificações de abertura superior da pelve humana:
Ginecóide: comum entre as mulheres, é arredondada, favorável ao parto.
Andróide: comum entre os homens, tem forma de coração....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cintura pelvica
  • quadril cintura pelvica
  • Cintura
  • CINTURA ESCAPULAR
  • CINTURA ESCAPULAR
  • Dor pélvica
  • Cintura fina
  • cintura escapular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!