Cinematica

Páginas: 7 (1686 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2014
 O MRU é movimento se define por variações de espaços iguais em intervalos de tempo iguais, em outras palavras a velocidade é constante.
O MRUV é o movimento tem aceleração e a mesma é constante. Independente se é positiva ou negativa e velocidade variada (não constante).
Um corpo move-se com velocidade constante durante uma trajetória retilínea determinada. Diz-se que o corpo realizou umMovimento Retilíneo Uniforme, em outras palavras, percorreu intervalos de espaços iguais em intervalos de tempos iguais. Assim sendo, o corpo teve sua posição variando em um intervalo de tempo em uma razão constante. 


A física é a área da ciência responsável pelo estudo da natureza e por todos os seus fenômenos. Ela está dividia em: Eletromagnetismo, Termodinâmica, Ondulatória e Mecânicaclássica a qual iremos apresentar.
A Mecânica clássica é o ramo da física que estuda os movimentos e repouso dos corpos, deslocamento, a variação do tempo no movimento. Ela está dividida em: Estática, Dinâmica e Cinemática.
O estudo da Cinemática, consiste em analisar trajetória, aceleração, velocidade, espaço e tempo.

















Movimentos Retilíneos: MRU E MRUVTrabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências da disciplina de Física 1 do 3º semestre dos cursos de Engenharia.
Orientador: Professor (ª): Julliana de Paula Medeiros
UBERABA – MG
2010
1.0 Introdução:
Na natureza podemos observar que tudo nela se move, não só os animais que geram seus próprios movimentos, mas também os vegetais e minerais movidos pelo vento eágua, as folhas e os galhos das árvores, as pedras que rolam nos leitos dos rios, os grãos de areia nos desertos e praias.
Uma pequena estrela como o nosso sol tem vários tios de movimento. Acontece o mesmo com o nosso planeta, a Lua e todos os planetas do sistema solar.
No mundo dos seres muito pequenos inclusive nada esta parado. Podemos afirmar isso usando um microcopio. Podemos ver as bactérias,seres unicelulares, e ate os movimentos de mitose das células de nosso organismo.
Embora não seja possível velos. Os átomos e as moléculas. Eles que compõem tudo o que existe. Estes também estão em constante movimento. Todos os gases, líquidos e sólidos são formados por átomos ou moléculas em contínuo movimento. Ou seja, toda a matéria esta em continuo movimento.
O conceito de movimento, bemcomo a sua analise é indispensavelmente importantíssima para a ciência. Principalmente para a física, o ideal é compreender o movimento em si. A parte da física que estuda o movimento é chamada de Cinemática.
1.1 Introduções teóricas:
Com a segundo a 2ª Lei de Newton, é possível medir a aceleração de um corpo se deste mesmo for conhecida a massa e a força resultante aplicada seguindo a expressão: Onde m é a massa do corpo e a é a aceleração.
Note que quando a força resultante é nula então não há aceleração e o corpo está em um movimento retilíneo uniforme (MUV) sem a ação de forças (1º Lei de Newton – Lei da Inércia).
A aceleração é uma grandeza vetorial, definida pela cinemática como sendo a taxa de variação da velocidade em função do tempo. Quando um sistema apresenta aceleraçãoconstante, o módulo da mesma é dado por: 
Quando temos um sistema que apresentar aceleração constante, podemos obter uma função horária da posição x num movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUV). 
Onde  é a posição inicial do objeto,  é a velocidade inicial do mesmo, t é o tempo e “a”, a aceleração.
2.0 Objetivo:
Estudar o movimento de um corpo em condições que se aproximam de um sistemasem atrito. Verificar a variação do movimento em determinadas tomadas de tempo, obtendo seus respectivos dados. Fazendo a análise cinemática e dinâmica dos dados observados e relacioná-los. E utilizar recursos computacionais como, conceitos de construção e obtenção de coeficientes de um determinado gráfico.
3.0 Materiais Utilizados:
1. Trilho de ar
2. Cronômetro digital com fonte DC (0-12...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cinemática
  • Cinematica
  • Cinemática
  • cinematica
  • cinematica
  • Cinemática
  • cinematicas
  • cinemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!