ciencia da motricidade humana

Páginas: 8 (1815 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

SEDENTARISMO – PESQUISA DE CAMPO ANTROPOLÓGICO
Sexo ( ) Masc. ( )Fem.
1 - Idade - ( ) 0-10 ( ) 11-20 ( )21-30 ( ) 31-40 ( ) mais de 50
2 - Pratica alguma atividade física ? ( ) Sim ( ) Não – Qual ?
Quantas vezes por semana ? ( ) 1x ( ) 2x ( ) 3x ( )4x ( )+ de 5
3 - Quanto tempo gasta por dia assistindo televisão ?
( ) 1hora ( ) 2horas ( ) 3horas ( )4horas ( ) + de 5 horas
4 - Possue tablet ? ( ) Sim ( ) Não
5 - Celular Smartphone ( ) Sim ( ) Não
6 - Possue Vídeo Game ( ) Sim ( )Não
7 - Possue algum problema Cardíaco ? ( ) Sim ( ) Não
E na Família ? ( ) Sim ( ) Não
8 - Possue Diabetes ? ( ) Sim ( ) Não
E na Família ? ( ) Sim ( ) Não
9 - Quantas vezes por semana consome fast Food ? Hot Dog, X-Salada, Mc Donalds,Habbis e etc.
( ) 1x ( ) 3x ( ) 5x ( ) 7x ( ) + de 7x
10 – Trabalha Sentado ? ( ) Sim ( ) Não
SEDENTARISMO E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS
Resumo: O Sedentarismo vem aumentando a cada ano que passa, e doenças que antes não eram tão comuns hoje são encontradas por todos lugares em diferentes faixas etárias algo que no passado um problema como Hipertensão era manifestado apenas em pessoas apartir de 40 anos. Ressaltando a atividade física para não pertencer ao quadro dos sedentários não é diretamente ligada a prática de esportes, mas sim qualquer atividade física regular. Como no caso o habito simplesmente de limpar uma casa, já e caracterizado como uma atividade física.
Palavras-chave: sedentarismo, atividade física, doenças, qualidade de vida.











INTRODUÇÃOEsta pesquisa de campo tem como finalidade mostrar como esta o quadro de sedentários na cidade de Suzano, os números levantados nesta pesquisa mostra que há pouco interesse por parte da população em atividades físicas diariamente, elevando assim o número de sedentários na região e tornando-as mais propicias a exposta a doenças derivadas do sedentarismo.
O sedentarismo esta por toda parte,deste o mais rico ao mais pobre, do mais gordo ao mais magro, em homens e mulheres, em adultos e crianças. Com a sofisticação da tecnologia e a inclusão digitais muitos pessoas deixaram de fazer algumas atividades físicas porque a modernidade tecnológica lhes deu este conforto.
Um exemplo são os smartphones, uma tarefa de pagar contas diretamente no Banco já não é feita por grande parte da populaçãoporque pode ser feito pelo próprio celular através do aplicativo que o banco disponibiliza para o cliente, este conforto de não precisar sair de casa e andar até o banco tem deixado estes clientes acomodados e dependentes esta era digital e tem trazido problemas de saúde muito antes do que o esperado. Problemas estes como: Obesidade, Hipertensão, Diabetes, Canceres, doenças Psiquiátricas entreoutras.






OBESIDADE
A ausência de exercícios acarreta prejuízos a todo o metabolismo corporal, resultando em acúmulo de tecido gorduroso e perda de massa muscular, o que leva à obesidade. A medição para saber a massa corporal é feita através do IMC que é determinado pela OMS, no Brasil a obesidade tornou-se um doença facilmente encontrada na população e tem aumentado cada vez mais devidoao sedentarismo. Assim a atividade física e muito importante também para a regulação do peso da pessoa. Pois assim estará livrando o individuo da obesidade e a pré-obesidade. Esses dois tipos de diagnósticos são avaliados pelo Índice de Massa Corporal (IMC).
Este índice mede a corpulência, que se determina dividindo o peso (quilogramas) pela altura (metros), elevada ao quadrado. Segundo aOrganização Mundial de Saúde, considera-se que há excesso de peso quando o IMC é igual ou superior a 25 e que há obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30.
IMC > 18 < 25 Kg/m2 Normal
IMC > 25 < 30 Kg/m2 Excesso de Peso
IMC > 30 < 35 Kg/m2 Obesidade moderada (grau I)
IMC > 35 < 40 Kg/m2 Obesidade grave (grau II)
IMC > 40 Kg/m2 Obesidade mórbida (grau III)
Fonte: Biblioteca virtual da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA
  • A CIENCIA DA MOTRICIDADE HUMANA COMO FACILITADORA DA ALFABETIZACAO
  • MOTRICIDADE HUMANA
  • Motricidade humana
  • Motricidade Humana
  • Motricidade humana
  • Motricidade Humana
  • motricidade humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!