DEBATE DE ALEXANDER VON HOMBOLTDT

Páginas: 5 (1174 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
PROFESSOR JARLEY RUBENS







DEBATE SOBRE ALEXANDER VON HUMBOLDT E A GÊNESE DA GEOGRAFIA MODERNA




ALINE PATRÍCIA
GESIVAN BENVINDO
GUILHERME MELO
LEYLANE PEREIRA
MARLI DIAS








FLORIANO 2014

DEBATE E EPISTEMOLOGIA NA GÊNESE DA GEOGRAFIA MODERNA
Pensamento e ImaginaçãoGeográfica

1. QUEM FOI ALEXANDER VON HUMBOLDT
Alexandre Von Humboldt (1769-1859) foi um dos grandes cientistas do século XIX, apresentando descobertas e sistematizando conhecimentos em vários campos de estudo: geologia, climatologia, botânica, zoologia, mineralogia. Com suas expedições científicas e obras, ajudou a consolidar as bases da ciência moderna, entre as quais da Geografia.
Entre 1799 e1804, por exemplo, juntamente com Aimé Bonplant, Humboldt conduziu várias expedições de natureza científica na América do Sul e Central, penetrando em terras que hoje correspondem à Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, México e Cuba. Segundo Helferich (2005), desta viagem resultou, por exemplo, o primeiro inventário de plantas nativas da América, catalogando cerca de 6.000 espécies, além derevolucionar a geologia com um estudo sobre a formação dos vulcões. No campo da análise climatológica, Humboldt concebeu as isotermas, elaborando o primeiro mapa mundi com as linhas de temperaturas médias dos diferentes continentes. A sua preocupação com a observação, a coleta precisa de dados e a sistematização mostraram aos naturalistas do século XIX, os caminhos da ciência moderna. Segundo Kohlepp (2006)“pelos resultados científicos obtidos quando da expedição aos trópicos, bem como pelos impulsos inovadores dados à geografia e a muitas outras disciplinas científicas, ele é admirado como erudito universal até os dias de hoje na América Latina e na Europa. Alexander Von Humboldt marcou decisivamente o mundo científico na primeira parte do século XIX .”
Mas, ao mesmo tempo, Humboldt insistia nanecessidade de apreciação da natureza, não só do ponto de vista racional, mas também estético e contemplativo. Por isto, para muitos estudiosos de suas obras, a produção acadêmica de Humboldt deve ser entendida como uma interface entre ciência e arte.
Na obra Kosmos, cujo primeiro volume foi publicado em 1845, Humboldt sistematizou grande parte do conhecimento sobre fitogeografia, geologia eclimatologia existentes naquele momento. Mais do que reunir informações, ele buscava produzi-las com rigor científico e relacioná-las, compará-las, de modo a tentar produzir uma visão integradora da natureza.

2. TEMAS
2.1 Segundo o texto Alexander Humboldt (1769-1859) é alvo de muitas controvérsias, importantes na definição da construção histórica da Geografia moderna?
2.2 Teria sido AlexanderHumboldt responsável pela fundamentação de uma ciência geográfica moderna?
2.3 Capel (1981) dirá que não: quando diz que Homboldt não estava fundamentando a geografia moderna, senão esforçando-se em estabelecer uma ciência totalmente nova, que pouco tinha haver com a geografia da época.
2.4 A ideia central de Gomes (2000) é de que a proposta humboldtiana de ciência está no rumo de uma novaconcepção sistemática para a compreensão da natureza. A “física do mundo” prescreve a constituição de um objeto tomado numa análise geográfica moderna, e isso de uma maneira única por parte de Humboldt.
2.5 Não é neste trabalho para reduzir o conjunto de fenômenos sensíveis a um pequeno número de princípios abstratos, não mais com base de razão pura. A física do mundo Eu tento explicar, sem pretensão desubir para umas abstrações perigosas de uma ciência puramente racional da natureza; é uma reunião "geografia física" para a descrição dos corpos celestes e os espaços que ocupam esses espaços. (Humboldt, 1874, p. 29)
2.6 A ideia de uma Geografia como ciência de síntese tem seu aporte nessa origem humboldtiana, na confluência em seus trabalhos de uma série de informações dos diferentes ramos da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ALEXANDER VON HUMBOLDT
  • Paisagem e alexander von humboldt: construindo um conceito
  • Considerações acerca da geografia de Alexander Von Humboldt
  • Alexander von humboldt: viajante naturalista e entusiasta da harmonia da natureza.
  • Alexander
  • Alexander
  • Descobertas cientificas da Expedição de Alexander Von Humboldt na América Espanhola (1799-1804) sob ponto de...
  • Alexander luria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!