A CIENCIA DA MOTRICIDADE HUMANA COMO FACILITADORA DA ALFABETIZACAO

4604 palavras 19 páginas
GT Deficiência Visual: Saberes e Práticas Inclusivas

A CIÊNCIA DA MOTRICIDADE HUMANA COMO FACILITADORA DA ALFABETIZAÇÃO EM
BRAILLE
Baseada na apostila da profª Leonídia dos Santos Borges
DEFINIÇÃO DE MOTRICIDADE HUMANA E PSICOMOTRICIDADE
Segundo Bueno(1998), o movimento é o principal elemento no crescimento e no desenvolvimento da criança. Toda ação está pertinente a um movimento e todo ato motor tem uma ação e um significado. Mesmo em seus estágios mais primitivos, como a fase dos movimentos reflexos, em que esses são executados independentes da vontade e, muitas vezes, sem que dele se tenha conhecimento, tanto nos aspectos cognitivos como nos sócioafetivos, é necessário que um estímulo gere a ação diante de qualquer movimento.
Por meio da atividade reflexa, a criança ganha informações sobre o meio ambiente externo, reagindo ao toque, à luz e ao som, com movimentos, primeiramente, involuntários. Porém, esses movimentos imprimirão nesse corpo sensações prazerosas e desprazerosas, as quais auxiliarão a aprendizagem futura de novos conceitos desse corpo e do mundo que a rodeia. Já os movimentos voluntários referem-se às ações controladas e que objetivam realizar a satisfação dos desejos e objetivos ali impressos.
O movimento, segundo muitos autores, é visto como o facilitador dos outros desenvolvimentos: cognitivo, afetivo, social e relacional.
Motricidade difere da motilidade, quando faz o domínio intencional do corpo, realiza agilidade, destreza, locomoção, faculdade de mover-se voluntariamente.
Já a Psicomotricidade envolve, além do movimento, a Neurofisiologia, a Psicologia e a
Educação, reunindo o psíquico ao movimento. Organiza os movimentos através da experiência vivida individualmente e em grupo. Segundo Bueno (1998), a abordagem da personalidade só pode ser desenvolvida por meio do corpo que se expressa, que dialoga e se comunica com os outros corpos. Revela sua personalidade mais agressiva ou mais afetiva, que se entrelaça na personalidade de outros, pelo

Relacionados