ciena

Páginas: 2 (365 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Em decorrência das constantes mudanças sociais, políticas e, principalmente, econômicas, características da globalização, as empresas têm operado em ambientes altamente competitivos, visando atenderaos mercados cada vez mais exigentes.

Neste contexto, a empresa contemporânea deve estar orientada a introduzir continuamente novas ideias ao seu portfólio de bens e serviços, gerenciando, assim,sua capacidade de inovação de forma que esta contribua cada vez mais para a obtenção de seus resultados.

As pesquisas sobre inovação tecnológica e temas relacionados justificam-se por diversasrazões, dentre elas, destacam-se as propostas por Viotti e Macedo (2001). Primeiramente há a razão científica, baseada na ideia de que estudar a inovação tecnológica pode contribuir para o entendimento dequestões referentes à dinâmica da ciência e tecnologia, tais como, os impactos do avanço tecnológico na sociedade, economia, emprego, na qualidade de vida e no meio ambiente.

Em segundo, há achamada razão política, baseada na identificação das necessidades científicas que podem levar à elaboração de políticas públicas mais efetivas, o que, conforme Archibugi, Howells e Michie (1999), podepermitir a um país obter vantagem no mundo globalizado.

Por último, tem-se a razão pragmática, relacionada à identificação de oportunidades tecnológicas e fundamentação de decisões de investimento,fornecendo subsídios para a elaboração das estratégias tecnológicas realizadas pelas empresas.

A escolha da indústria paulista para a análise proposta neste trabalho justifica-se tanto pelacontribuição expressiva do Estado para a economia nacional (cerca de 40% do Produto Interno Bruto) como pela importância tecnológica no âmbito nacional. Isso é evidente ao se verificar os dados da Pesquisa deInovação Tecnológica (PINTEC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2005, da qual se destacam:
•O Estado possui cerca de 35,33% das empresas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!