Routeflow

1682 palavras 7 páginas
ROUTEFLOW
SDN E OPENFLOW

TURMA DT-08
ISIS CAROLINA DE MELO
Introdução

RouteFlow é uma proposta inovadora do CPqD para permitir que a Internet do Futuro seja definida por software e, consequentemente, flexível a mudanças e aberta a inovações. As pesquisas realizadas pelo CPqD em RouteFlow estão dentro do escopo do Projeto GIGA, que tem apoio do FUNTTEL, do Ministério das Comunicações, por intermédio da FINEP.

Origem

A iniciativa mais bem sucedida foi o OpenFlow. Nele, os elementos de encaminhamento permitem acesso e controle da tabela de encaminhamento utilizada pelo hardware. Porém, a decisão do destino de cada pacote pode ser transferida para um nível superior.

Figura 1.1
Essa estrutura permite que a rede possa ser controlada através de aplicações “software”. Esse novo paradigma ficou conhecido como SDN (software defined networks), redes definidas por software.

Figura 1.2
Motivação

Por que investir no SDN?
Devido às diversas possibilidades de aplicação desse paradigma, tem atraído a atenção de pesquisadores e fabricantes. A comutação de pacotes não fica limitada aos princípios definidos pelo Ethernet ou IP.
Existem já implementações funcionais do OpenFlow como processo de usuário, ou, integrado ao kernel, para ambientes virtualizados (Open vSwitch). Vários fabricantes já oferecem OpenFlow: Juniper, NEC, HP, Netgear, Cisco, Ciena, etc.
Uma SDN pode apoiar-se no OpenFlow e criar novas aplicações para controle dos elementos de comutação. Essas aplicações são conhecidas como controladores de Redes e Sistemas operacionais de Redes (Networks Hypervisors).

Figura 1.1
Os controladores de rede permitem acessar as interfaces de rede compatíveis e gerar comandos de controle da infraestrutura de chaveamento. O que possibilita, por exemplo, criar novas politicas de segurança, controle e monitoramento de trafego mais

Relacionados

  • Inteligencia artificial
    4936 palavras | 20 páginas
  • OpenFlow e redes definidas por software: um novo paradigma de controle e inovação em redes de pacotes
    7062 palavras | 29 páginas
  • sdn redes
    13527 palavras | 55 páginas