cidade das palavras

Páginas: 2 (361 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Por mais que possamos lamentar o fato, a linguagem escrita, em sua origem, há mais de 5 mil anos, não foi criação de poetas mas de contadores. Ela vem ao mundo por razões econômicas, a fim de manterum registro de fatos: posses, transações, contratos de compra e venda”. P. 63.

Manguel nos mostra que escrevemos e contamos histórias para dar materialidade, para confirmar a existência dos fatos.Estes só existem quando contados, recontados, transferidos, interpretados e assimilados. O papel do contador de histórias é mexer com nossa imaginação, com nossos sentidos, é despertar lembranças,evocar ações. O contador de histórias existe para que não permaneçamos estagnados para sempre.

Ele segue adiante, discutindo a relação do leitor com a leitura e de que como isso vem passando por umabrusca transformação, desde que a indústria literária passou a ser determinada, controlada e orientada pelas leis do consumo. É analisada desde a disposição dos livros numa loja, o esquecimento deobras fabulosas e autores brilhantes, até a produção maciça de literatura fast food, feita apenas para entreter e embotar. A essa literatura superficial, sem essência, ele equipara a propaganda, comslogans fáceis, rápidos e efêmeros. Essas seriam estratégias que acabam por minar a reflexão e o questionamento, este último, um dos atos mais revolucionários da aventura humana.

“À medida que nossacapacidade de armazenar se amplia, mais premente é a necessidade de desenvolver modos mais penetrantes e profundos de ler histórias cifradas. Para tanto, temos de deixar de lado as tão louvadas virtudesdo rápido e do fácil e reaver nossa percepção positiva de qualidades quase perdidas: reflexão profunda, avanço lento, tarefas difíceis” . p. 69.

Eu reli a frase acima umas três vezes, não por faltade compreensão, mas por estar meio extasiada de ter lido uma coisa que eu pensava mas nunca havia formulado em palavras. Sabe como é isso? Você sente uma coisa, mas não sabe explicar, aí vem alguém...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Cidade das Palavras
  • resumo cidade das palavras
  • Livro a cidade das palavras resumo
  • Cidade sem Palavras Cap. 1
  • Sem palavras
  • Palavras
  • A Palavra
  • A palavra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!