Cidadania

Páginas: 5 (1084 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Vivemos em um país onde uma complexa trama de situações envolvendo os fatos da vida cotidiana, a forma de se ver e conhecer a realidade social em que existimos e, até mesmo, as relações que dentro dela se estabelecem, acabam por refletir nas condições de existência de todos os seus seguimentos.
Por estamos inseridos em um mundo onde os desenvolvimentos técnico e tecnológicoredimensionam as categorias de tempo e espaço, uma vez que a imediaticidade da informação, privilegia a conjunção e proximidade de sistemas diversos, em um único sistema global, favorecendo o aparecimento cada vez maior de mudanças drásticas e repentinas do conhecimento e das relações sociais. Tal realidade exige, portanto, a necessidade de uma constante atualização do conhecimento e de possíveis adaptaçõesdos diversos seguimentos da sociedade, a fim de que se minimizem os impactos sociais negativos no seio da comunidade.
Se esta situação, por um lado, permite benefícios e desenvolvimentos em favor da sociedade, por outro, constitui-se para parte desta, em fonte geradora dos mais diversos problemas, sejam eles de cunho social, político ou econômico.
Voltando-se para a realidadebrasileira, há que se perceber que as mudanças ocorridas nos últimos cinqüenta anos em nossa pátria fizeram emergir um tema de ampla discussão e profundas implicações sociais, chamado: cidadania.
Trata-se de um conceito amplo, de caráter simbólico, uma vez que representa valores e/ou idéias socialmente estabelecidas através de uma relação de intermediação entre estado e indivíduos,caracterizando-se pela estreita ligação com a condição de existência do indivíduo e sua identidade junto ao estado, onde as condições econômicas, sociais e políticas da sociedade são princípios definidores dessa relação. O que significa dizer que, embora um conceito de caráter simbólico, tal condição não pode ser tratada ou vista somente por este viés, a partir de um conjunto de conceitos filosóficos oude um aporte legal, inserido em um conglomerado de regras e ordenamentos visto tratar-se de fatores que afetam a existência real e diária do cidadão. Isso significa perceber tratar-se de uma temática relacionada à existência prática do cidadão dentro de um mundo marcado pela lógica de mercado (consumista e capitalista), amplamente mutável, diversificado e exigente, onde a convivência social estácada vez mais marcada pela exclusão, motivada pelos mais diversos fatores e alimentada pelo individualismo e competitividade patrocinados por este estado de coisas.
Dentro deste contexto tornou-se necessário o surgimento de declarações dos direitos humanos a fim de que se pudesse garantir ao ser humano, o direito à liberdade, à igualdade, à dignidade e à vida; o desenvolvimento de suapersonalidade. Garantindo a não intromissão do estado na esfera individual e preservação da dignidade humana. Tendo estes adquirido status de ordenamentos jurídicos nacionais e internacionais.
Tudo isso se dá por se considerar o ser humano como ser vulnerável diante da própria sociedade em que vive. O que nos faz perceber que, infelizmente, o homem precisa de proteção contra o própriohomem. Como exemplo disso pode-se citar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pelas Nações Unidas em 1948, foi uma resposta das comunidades das nações às atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente pelas forças nazistas.
A cidadania assim como os direitos do cidadão está diretamente vinculada aos direitos humanos, sendo esta uma longa e penosaconquista da humanidade. Não se pode comentar sobre os direitos humanos universais sem questionar os direitos dos cidadãos. Artigos que afirmam, por exemplo, a livre comunicação dos pensamentos e opiniões como um dos direitos mais preciosos do homem; ou que os homens nascem livres em direito, muitas vezes não funcionam para todos. É sabido, por exemplo, que grande parte daqueles que mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • Cidadania
  • CIDADANIA
  • Cidadania
  • Cidadania

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!