Afetividade no contexto escolar

Páginas: 58 (14301 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

“Afetividade qualidade, caráter de afetivo”. Assim, está definida afetividade no Minidicionário da Língua Portuguesa Ferreira (2000, p. 20). Porém, definir os fenômenos afetivos ainda é um grande desafio tanto no que se refere à conceituação, e à análise. Algumas vezes, no senso comum, afeto, afetividade, emoções e sentimentos são usados como sinônimos.
O ser humanodesde que nasce sente necessidade de atenção, carinho e afeto. Pois o processo de conhecer a si mesmo e ao outro está internalizado, e nessa relação que a afetividade ajudará para seu um bom desenvolvimento.
A afetividade é um componente básico do conhecimento e está intimamente ligado ao sensorial e ao intuitivo. Manifesta-se no clima de acolhimento, de empatia, inclinação, desejo, gosto,paixão, de ternura, da compreensão para consigo mesmo, para com os outros e para com o objeto do conhecimento. Ativas interações, as trocas, a busca, os resultados. Facilita a comunicação, toca os participantes, promove a união.
É interessante ressaltar que o funcionamento psíquico humano não é composto somente pelos aspectos cognitivos, mas que os sentimentos e emoções também configuram opensamento. Quanto mais humanos for maior será a capacidade de amar. Afetividade é uma qualidade necessária para sobrevivermos em um mundo cada vez mais agitado, onde o amor, o respeito pelo outro está cada vez mais distante do convívio do ser humano.
É necessário construir e reconstruir o mundo a partir de laços afetivos que tornem as pessoas e as situações preciosas, portadoras de valor. Epara isso, deve-se buscar a retomada desses laços por meio de um processo educativo voltado para este fim, buscando novas vertentes que levem o homem a redescobrir-se no que tange a seu afetivo emocional, cabendo aos educadores e professores essa ação incentivadora, valorizando o ser humano, a pessoa, aqui representada na categoria de aluno.
Desse modo, pode-se pensar que educar significatambém preocupar-se com a construção e organização da dimensão afetiva das pessoas, afinal a escola, para cumprir seu papel, deve ser um lugar de vida e, sobretudo, de sucesso e realização pessoal para alunos e professores. A experiência entre professor e aluno promove o ser, facilita os acertos da vida, conduzindo-os a vencer desafios da afetividade e educação na conquista da aprendizagemsignificativa.
A afetividade torna-se um grande desafio para o professor, geralmente na formação profissional, têm-se orientações mais voltadas para o desenvolvimento cognitivo, e os conceitos afetivos para a valorização e auto-estima do aluno acaba ficando de lado.
O sucesso escolar tem como princípio básico a afetividade em sua relação educacional. Dessa forma, despertou-me o interessesobre o tema para a minha pesquisa, e nesta perspectiva, buscou-se demonstrar que se pode construir um ambiente escolar pautado no respeito, favorecendo a construção da auto-estima que está ligada diretamente a afetividade.
Visto que, as interações que ocorrem dentro do contexto escolar são marcadas pela afetividade em todos os seus aspectos. Entretanto, a afetividade na escola não serestringe apenas na relação professor-aluno, mas nas condições de ensino assumidas pelo professor.
As relações entre o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor da criança têm sido discutidos em diferentes perspectivas teóricas, no entanto, este trabalho terá como base teórica os pressupostos teóricos Vigotsky e Wallon por observar que seus estudos promoveram e promovem um grande avanço nosestudos das emoções, destacando a importância do outro não só no processo de construção do conhecimento, mas também de constituição do próprio sujeito e de suas formas de agir.
Para entender o desenvolvimento da aprendizagem da criança, a dimensão afetiva é um importante fator a ser considerado, pois compreender o indivíduo em sua complexidade significa integrar as dimensões afetivas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Afetividade no contexto do trabalho
  • Afetividade no contexto da educação infantil
  • Contexto escolar
  • contexto escolar
  • Contexto escolar
  • Contexto escolar
  • a importancia da afetividade na pratica escolar
  • AFETIVIDADE E AVALIAÇÃO ESCOLAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!