Escola

Páginas: 6 (1402 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Escola Secundária de Santo André

CEF Gestão Ambiental – Educação Física

Os benefícios da Atividade Física versus Sedentarismo



Ana Anjos nº2 12ºN
Índice
Introdução…………………………………………………………………3
Atividade física…………………………………………………………...4
Benefícios da atividade física…………………………………………...4
Sedentarismo……………………………………………………………..5
Doenças associadas aosedentarismo………………………………...5
Como prevenir o sedentarismo…………………………………………6
Motivação para a prática de atividade física…………………………..6
Conclusão…………………………………………………………………7
Bibliografia………………………………………………………………...8

Introdução
No âmbito da disciplina de Educação Física foi pedido um trabalho que abordasse os temas da atividade física e do sedentarismo, refletindo sobre as desvantagens do sedentarismoe as vantagens da atividade física, que podem trazer ao ser Humano.
O ser humano é por natureza um ser ativo e, portanto, quando refletimos sobre a palavra atividade podemos relacioná-la com outra que é movimento. Por definição, podemos dizer que o movimento humano é uma mudança da posição do corpo ou de segmentos corporais no espaço e no tempo através da aplicação de vários graus de força.
Aatividade física sempre fez parte da vida do homem, contudo, o acesso às novas tenologias tem vindo a transformar o Homem do século XX, tornando-o menos ativo em relação ao passado. Estas facilidades do presente têm trazido mais conforto e prática com menos esforço, sendo assim, a tendência é haver mais tempo para o lazer. Todavia, existem dois caminhos a seguir em relação à disponibilidade detempo para o lazer: entregar-se ao sedentarismo e conviver com os problemas de saúde acarretados por este estilo de vida, ou aproveitar esse tempo da forma mais saudável possível vivendo ativamente.
O Homem primitivo vivia pouco, envelhecia rápido, não se preocupava com a conservação do corpo, ingeria poucas calorias e alimentava-se mal, dava muito valor à sobrevivência, não tinha consciência ouresponsabilidade sobre o seu corpo e tinha a idade determinada pelo passar dos anos e convenções sociais. O homem atual vive mais, envelhece sem qualidade de vida, está a aprender a cuidar do corpo, ingere muitas calorias e alimenta-se mal, dá muito valor à aparência e admira os músculos, está a adquirir consciência e responsabilidade sobre o seu corpo e tem a idade determinada pela aparência. Atendência para o homem do futuro é de viver muito mais, envelhecer devagar, cuidar bem do seu corpo, alimentar-se de forma individualizada, dar muito valor à aparência e ao seu equilíbrio, ter consciência e responsabilidade sobre o seu corpo e determinar a sua própria idade.
A qualidade de vida é um conjunto de fatores individuais e sócio-económicos que caraterizam as condições em que vive o serhumano e o estilo de vida é um conjunto de ações habituais que refletem as atitudes e os valores individuais.

Atividade Física
A atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso.
A atividade física por vezes é confundida com exercício, mas este é uma subcategoria da atividade físicaque é planejada, estruturada, repetitiva e proposital no sentido de melhoria ou manutenção de um ou mais componentes da aptidão física. A atividade física inclui o exercício, bem como outras atividades que envolvem o movimento corporal como atividades ocupacionais (ex. trabalhar), atividades da vida diária (ex. tarefas domésticas), atividades recreativas ou o deslocamento (ex. andar). Estasatividades são distinguidas devido à sua intensidade, visto que estas podem ser moderadas ou intensas.

Benefícios da atividade física
A atividade física é imprescindível para elevar a condição de saúde de todos os indivíduos, e pode trazer benefícios para o ser humano como:
* Aumentar a boa disposição e o bom humor:
* Aumentar a resistência física e força muscular;
* Aumentar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola
  • Escola
  • Escola
  • A escola
  • escola
  • Escola
  • Escola
  • Escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!