ciclos

Páginas: 10 (2478 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2013
Resenha : "A Questão da Periodização do Desenvolvimento Psicológico"
O texto apresenta apontamentos bem gerais sobre a concepção de ser humano da psicologia histórico-cultural, sobretudo, quanto à natureza educada do psiquismo. São mencionados reflexões sobre as formas de periodização do desenvolvimento propostas por Piaget, Vygotsky e Wallon, acerca do desenvolvimento psicológico, sãoapresentados os principais critérios de demarcação das etapas ,fases,estágios e períodos do desenvolvimento psicológico.
O conhecimento da periodização do desenvolvimento, o qual tem muitas utilidades para a prática da psicologia, pressupõe de saída o domínio teórico da dinâmica do processo de desenvolvimento psicológico. Por conseguinte, e em sentido inverso, esse domínio é condição necessária parauma prática profissional consistente. Em outras palavras, não basta saber dizer que fases existem no desenvolvimento, como elas se sucedem, se essas fases são universais, etc. com base em determinada teoria. A prática consistente tem de estar firmemente ancorada no domínio teórico e as teorias, por sua vez, se sustentam em concepções de mundo, de sociedade, de homem.
O que este texto propõe,portanto, é a apresentação de conceitos básicos da teoria histórico-cultural, cujo domínio é fundamental para a compreensão do desenvolvimento do psiquismo e, por conseguinte, para uma prática consistente, segundo essa escola de pensamento.

Um dos mais importantes pressupostos da psicologia histórico-cultural é que o desenvolvimento do psiquismo, principalmente no que diz respeito à gênese eevolução das funções psicológicas superiores e a educação, esta tomada em seu sentido mais amplo, são dois processos que estabelecem entre si relações de reciprocidade de modo que não é possível conceber qualquer um deles atuando de forma independente do outro. As relações que se estabelecem entre desenvolvimento e educação são elementos essenciais do próprio processo de constituição do sujeito.Desse primeiro pressuposto decorre um outro igualmente importante nessa teoria, segundo o qual a educação é a forma universal do desenvolvimento psíquico humano. Isso implica aceitar que o processo de desenvolvimento do psiquismo é um processo educado e que o indivíduo da espécie humana aprende a se tornar um sujeito humano, no seio de uma prática social determinada.
Elementos Para a Periodização doDesenvolvimento em três teorias psicogenéticas:Wallon,Vigotsky e Piaget.

Piaget
Para Piaget o começo do conhecimento é a ação do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constrói na interação homem-meio, sujeito-objeto. Conhecer consiste em operar sobre o real e transformá-lo a fim de compreendê-lo, é algo que se dá a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento.As formas de conhecer são construídas nas trocas com os objetos, tendo uma melhor organização em momentos sucessivos de adaptação ao objeto. A adaptação ocorre através da organização, sendo que o organismo discrimina entre estímulos e sensações, selecionando aqueles que irá organizar em alguma forma de estrutura.
A adaptação possui dois mecanismos opostos, mas complementares, que garantem oprocesso de desenvolvimento: a assimilação e a acomodação. Segundo Piaget, o conhecimento é a equilibração/reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo.Piaget foi o precursor da revolução cognitiva dos anos 50, tinha uma visão organísmica das crianças e via o desenvolvimento como produto dos esforços delas para compreender e atuar no mundo.
ParaPiaget o desenvolvimento ocorre através de 3 princípios que se interrelacionam: organização, adaptação e equilibração.Os estágios do desenvolvimento de Piaget são 4: sensório- motor 18 aos 24 meses, pré-operatório 5 ou 6 anos,operações concretas 7 ou 8 anos até os 11 e 12 ,e operações formais 12 anos em diante.
Wallon
A criança, para Wallon, é essencialmente emocional e gradualmente vai...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CICLOS
  • Ciclos
  • Ciclo
  • Ciclo
  • cICLOS
  • CICLOS
  • ciclo
  • ciclo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!