Ciclos

Páginas: 4 (838 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA - FIB
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO









CICLOS























CICLOS

Trabalho apresentado como requisito parcial àobtenção da nota da av1, do curso de engenharia de produção, disciplina ciências do meio ambiente, período noturno, primeiro semestre do centro universitário Estácio da Bahia- FIB, tendo comoorientador Armando Coutinho.










O carbono é um dos elementos mais importantes, pois a maioria dos compostos possui o carbono em sua composição. A fotossíntese é a maior forma de absorção docarbono, uma parte retorna a atmosfera e a outra é utilizada pela planta, o mar também é fonte de absorção do carbono. Porém existem poucas formas de absorção e várias de liberação de carbono:fábrica, automóveis, queimada de árvore, dos seres vivos. O gás carbônico absorvido parte retorna a atmosfera pela respiração das plantas, e as plantas por sua vez são ingeridas por animais, da combustãodestes alimentos no organismo do animal o gás carbônico retorna à atmosfera, ou quando o animal morre, pois vão fazer parte dos detritos orgânicos, que com a morte dos vegetais clorofilados e dasbactérias, formam detritos vegetais, e por combustão devolvem o gás carbônico à atmosfera.

O nitrogênio é muito importante para a composição dos aminoácidos e para as plantas, porém não somos capazes deaproveitar diretamente esse gás embora tenham em grande quantidade na atmosfera, apenas alguns microorganismos conseguem. Existem as bactérias nitrificantes que vivem na superfície do solo que fazema conversão do nitrogênio, transformando-o em nitratos que são diretamente utilizados pelas plantas e indiretamente aos animais. Outras bactérias que vivem no interior dos nódulos que são formadospelas raízes de plantas leguminosas, fixam o nitrogênio e fornecem parte as leguminosas. E a devolução do nitrogênio à atmosfera é feita graças à ação de outras bactérias, que transformam os nitratos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciclos
  • CICLOS
  • Ciclo
  • Ciclo
  • cICLOS
  • CICLOS
  • ciclo
  • ciclo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!