CICLOS

Páginas: 5 (1099 palavras) Publicado: 22 de julho de 2013


Disciplina: ECOLOGIA GERAL
Atividade: ATIVIDADE SEMANAL – CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Aluno(a): GÊNISSON DA SILVA SANTOS
Professor(a): LUÍS ANTÔNIO COSTA
Tutor(a): ELES CALHEIROS MARQUES JÚNIOR
Data: 09 DE SETEMBRO DE 2012

1º De todos os Ciclos que foram apresentados no momento presencial e no ambiente (N, O2, CO2, S, H2O, etc), escolher três deles e resumí-los de acordo com o entendimentodo aluno.

O nitrogênio é um componente que entra na composição de duas moléculas orgânicas de considerável importância para os seres viventes: as proteínas e os ácidos nucleicos.
Embora presente em grande concentração no ar atmosférico, essencialmente na combinação molecular N2, poucos são os organismos que o assimilam nessa forma. Apenas certas bactérias e algas cianofíceas podem retirá-lodo ar na forma de N2 e incorporá-lo às suas moléculas orgânicas.
Algumas bactérias nitrificantes na superfície do solo realizam a conversão do nitrogênio, transformam a amônia em nitratos, disponibilizando esse elemento diretamente às plantas e indiretamente aos animais, através das relações tróficas: produtor e consumidor.
Outras bactérias também fixadoras de nitrogênio gasoso, ao invés deviverem livres no solo, vivem no interior dos nódulos formados em raízes de plantas leguminosas, como a soja e o feijão, uma interação interespecífica de mútuo benefício (simbiose). Ao fixarem o nitrogênio do ar, essas bactérias fornecem parte dele às plantas.
A devolução do nitrogênio à atmosfera, na forma de N2, é feita graças à ação de outras bactérias, chamadas desnitrificantes. Elas podemtransformar os nitratos do solo em N2, que volta à atmosfera, fechando o ciclo.

O Carbono (C) é o principal constituinte de tudo o que é orgânico e embora o dióxido de carbono (CO2) represente apenas 0,35% dos gases que compõem a atmosfera, o carbono é um elemento que nos últimos anos tem provocado mudanças profundas em todo o mundo.O elemento carbono é encontrado na atmosfera na forma de gásoriginado quase todo ele do processo de respiração dos seres vivos (79%) pelo qual se completa o que chamamos de “Ciclo do carbono”.
O Ciclo do carbono se inicia a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos autótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese (ou quimiossíntese no caso de alguns organismos) incorporando-o às suas moléculas. Então o carbono passapara o próximo nível trófico quando os animais herbívoros ingerem as plantas e absorvem parte do carbono incorporado na forma de açúcares. Dizemos “parte” porque uma parcela do carbono fotossintetizado pelas plantas será absorvido pelos organismos decompositores, ou ainda, devolvido diretamente à atmosfera como no caso de uma queimada. Ao ser ingerido pelos animais herbívoros o carbono serádevolvido à atmosfera através da respiração ou, também, através da decomposição desses organismos.

De todos os ciclos biogeoquímicos, o ciclo do fósforo está entre os mais simples, primeiro porque são raros os gases que possuem fósforo em suas moléculas; depois porque o único composto de fato importante aos seres vivos é o íon fosfato PO43-. Trata-se, portanto, de um ciclo caracteristicamentesedimentar e não atmosférico, como os ciclos do nitrogênio, carbono e oxigênio, por exemplo.
O principal reservatório do íon fosfato na natureza são as rochas, onde permanece por um longo tempo. Com o passar dos anos, as rochas sofrem uma degradação e são transformados em solo por meio de um conjunto de fenômenos físicos e químicos denominado intemperismo, e, assim, o íon fosfato é liberado, voltando aoecossistema. Por ser um composto solúvel, esse íon é facilmente carregado pelas chuvas até as águas dos mares e dos rios.
O íon fosfato é, então, absorvido pelos vegetais através do solo ou de soluções aquosas e utilizam-no para formar compostos orgânicos essenciais à vida, daí o íon passa de fosfato inorgânico para fosfato orgânico. Os animais, através da água e da cadeia alimentar, também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ciclos
  • Ciclos
  • Ciclo
  • Ciclo
  • cICLOS
  • CICLOS
  • ciclo
  • ciclo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!