ciclo de vida das aeronaves

Páginas: 7 (1555 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014



GESTÃO DE TECNOLOGIA EM TRANSPORTE AÉREO



O CICLO DE VIDA DAS AERONAVES E O
GERENCIAMENTO AMBIEMTAL



ISRAEL PEREIRA RODRIGUES
JOSÉ LUÍS P. DA CUNHA



FLORIANÓPOLIS, 01 DE DEZEMBRO DE 2014

RESUMO.
O impacto causado pela aviação no meio ambiente é bastante amplo, em primeiro momento, logo pensamos no impacto poluente gerado pela combustão de combustíveis dosmotores das aeronaves, mas esse só é o mais preocupante pelas autoridades aeronáuticas, existem inumeros elementos da aviação comercial que poluem o meio ambiente de forma catastrófica. Neste estudo, daremos enfoque na ciclo de vida das aeronaves, o que é feito com aviões que completaram todas as suas horas de voo e o gerenciamento das fuselagens abandonadas pela companhias em cemitério de aviões.PALAVRAS-CHAVE: Impacto ambiental e cemitério de aviões, ciclo de vida das aeronaves, quanto tempo dura um avião comercial, aviões e poluição ambiental.

1.0 INTRODUÇÃO.
No início do desenvolvimento da aviação, as aeronaves nasciam com a iniciativa de inventores que superavam o desconhecido, a evolução da ciência e técnologia e a profissionalização das atividades aeronáuticas, transformaramo avião no meio de transporte mais seguro existente. A modernização dos produtos que compõem uma aeronave, são de suma importancia para que um avião se torne uma máquina segura e mais eficiênte, fazendo o transporte aéreo ter crescimentos recordes em um curto espaço de tempo, esse crescimento vem acompanhado de novas aeronaves no mundo da aviação civil.
Assim como tudo que nesce emorre, um avião também passa seu ciclo de vida, sendo uma máquina muito cara, obviamente uma aeronave deve durar muito tempo para dar o melhor retorno financeiro possível ao seu operador, todavia, ao final de muitos anos, ou algumas décadas, o seu fim certamente chegará. Qual o destino de aeronaves que cumpriram seus numeros de voos? O que é feito com esses aviões fora de operação? Existem lugaresespecíficos para receber aeronaves aposentadas? Essas são algumas das perguntas que não possuem respostas otimistas para o setor ambiental do planeta. Neste trabalho abordaremos o ciclo de vida das aeronaves e o seu destino quando fora do seu mais importante papel: “voar”.
2.0 DESENVOLVIMENTO.
Os fabricantes de aeronaves, desde o projeto, estima uma vida útil de seus aviões, diversoselementos, como estrutura, segurança, economia e exigências legais, influem na determinação da durabilidade de uma aeronave comercial. A durabilidade da estrutura da aeronave é um fator fundamental para se estabelecer a sua vida útil. Uma aeronave sofre muitos tipos de esforços quando está em operação: pousos, turbulências, acelerações (fator carga), pressurização e despressurização, manobras,e outros (LIASCH, 2011).
Os engenheiros encarregados de projetar uma aeronave, precisam saber o tipo de operação que a aeronave vai fazer, as características dos materiais de que é construída, os esforços que vai sofrer e podem estimar quanto tempo a aeronave pode voar sem sofrer reparos. Mas nenhuma máquina dura eternamente, e que vai chegar ao tempo no qual os reparos serão,tecnicamente ou economicamente inviáveis.
A estrutura de uma aeronave sofre danos, durante o uso, que comprometem seu desempenho e segurança com o decorrer do tempo. Entre os principais problemas que afetam as estruturas, dois merecem destaque especial, a fadiga de material e a corrosão, a estrutura é feita para suportar tais esforços, mas não vai poder suportá-los para sempre, há um limiteprático para isso. Nos primórdios da aviação a fuselagem não passava de uma armação de madeira normalmente reforçada com fios de aço e cantoneiras, a partir da década de 30, com o desenvolvimento das chapas de alumínio, o metal tornou-se componente obrigatório do revestimento dos aviões. Os impactos com variações de temperaturas, chuvas e constante exposição ao tempo, prejudica rapidamente a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo de vida
  • ciclo de vida
  • Ciclos de vida
  • Ciclos da vida
  • Ciclo De Vida
  • o ciclo da vida
  • Ciclo de vida
  • ciclos de vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!