o ciclo do cobre

Páginas: 2 (388 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Massa inicial do cobre = 0.30g
Recorre-se a cálculos rigorosos (medição inicial e final do cobre), para calcular o rendimento.
Reação A: Libertação de vapores castanhos (perigosos) de óxido deazoto (provenientes de HNO3), e a solução ficou om uma tonalidade esverdiada/azulada, devido à presença do catião Cu2+, juntou-se H2O e ficou com uma cor azul clara (Cu(No3)2).
Reação B: uso de NaOH,que se trata de uma base forte para ajudar a formar 1 precipitado. A solução aquosa com o acrescentar de NaOH escurecey, tornando-se azum mais escura.
Reaão C: Mete-se numa placa térmica para que hajaa decomposição do hidróxido de cobre em óxido de cobre2, um sólido negro e H2O.
Deixou-se estar o gobelé na placa térmica durante uns minutos, sempre em agitação. Quando se retirou da placa continuoua agitar-se durante 1//2 minutos. Após isso , verificou-se um precipitado negro no fundo do gobelé e em H2O “em cima”
As perdas de massa devem-se principalmente ao nº de decantações feitas.
ReacçãoD: Levou-se o precipitado de óxido de cobre 2 (negro) à hote e ao acrescentar-se H2SO4, a solução mudou de cor, ficando azul clara (devido aos iões de cobre).
Reacção E: Adicionou-se zinco em pó àsolução (que ficou azulada anteriormente) e verificou-se uma efervescência, devido à libertação de H2 (estes hidrogénios são provenientes dos H2 do H2SO4 que não reagiram.
Decantou-se novamente asolução e obteve-se o precipitado de cobre.
MASSA DA CAIXA DE PETRI COM O PAPEL DE FILTRO = 24.81g
Não colocamos a caixa de petri com cobre ao ar livre e exposição solar porque se não o cobre acabariapor se oxidar com a presença do oxigénio e humidade do ar, e passavam a apresentar uma tonalidade negra, em vez de acastanhada.
(MAIS MATERIAL PERDIDO NA DECANTAÇÃO)
Como a acetona é volátil, éutilizada com o intuito de secar os cristais de cobre. E então, como o cobre vai para a estufa, seca com mais facilidade ainda.
-- Calcular o reagente limitante (vem a seguir)
Estequiomnetrias tudo 1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ciclo do Cobre
  • ciclo do cobre
  • Ciclo do cobre
  • Ciclo do cobre
  • ciclo do cobre
  • Ciclo do cobre
  • O ciclo do cobre
  • Ciclo de cobre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!