CHUVA CI

Páginas: 3 (699 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
CHUVAS ÁCIDA
O que é?
As chuvas ácidas distinguem-se das chuvas “normais” pelo seu nível de pH muito baixo ou nível de acidez é muito elevado.

Isto é maioritariamente causado por emissões humanasde óxidos de azoto e de enxofre, compostos que reagem na atmosfera produzindo ácidos fortes.
Esta chuva cai numa vasta área num determinado período de tempo e provoca danos no meio em que “cai”. Podeprecipitar-se em forma de neve ou granizo.

Nota: A escala utilizada para medir o pH vai de 0 a 14, sendo que 7 é o pH neutro. Acima disso, é básico e abaixo é ácido. Quanto mais baixo, mais ácido..Principais causas?
A principal causa é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reativo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes. Assumemparticular importância os compostos azotados gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustíveis fósseis e os compostos de enxofre produzidos pela oxidação das impurezas sulfurosas existentes na maiorparte dos carvões e petróleos, e se torne extremamente ma para o homem e natureza.
Robert Angus Smith (climatologista inglês) foi quem usou pela primeira vez o termo “chuva ácida”, em 1872, aopresenciar o fenômeno em Manchester (Inglaterra) no início da revolução industrial. Foi ele, também, o primeiro a relacionar o fenómeno com a poluição atmosférica.

Formação da Chuva Ácida
Estima-se,embora não haja dados concretos, que o fenómeno da chuva ácida tenha surgido com a Revolução Industrial e a crescente queima de combustíveis fósseis.
As grandes cidades como Nova York (EUA), Berlim(Alemanha) e até a Atenas (Grécia) já sofrem com os efeitos da chuva ácida há muito tempo, mas, há apenas 10 anos que este tema começou a ser investigado mais a fundo pelos ecologistas e cientistas doclima.
Principais efeitos da chuva ácida
Os efeitos mais nocivos da chuva ácida ocorrem no meio ambiente. Um lago, por exemplo, que possui um pH em torno de 6,5 não sobrevive a um pH abaixo de 4 ou 4,5,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Chuva
  • Chuva
  • Chuvas
  • Chuvas
  • Chuva
  • chuvas
  • a chuva
  • chuvas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!