Chorume

Páginas: 5 (1194 palavras) Publicado: 22 de março de 2014
Poluição
O lixo doméstico (nome mais comum) possui uma dada quantidade de água, que vem da umidade do ar e do processo de decomposição da matéria orgânica. Essa água percorre lixões e aterros sanitários com a ajuda das chuvas, dissolvendo substâncias presentes em tais locais e formando um líquido extremamente poluente denominado chorume.

Chorume
O chorume apresenta uma coloração bastanteescura e um odor fortemente desagradável, ele contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação. Sua composição varia, por exemplo, com os tipos de detritos descartados sobre o solo, ou o tipo de solo da região, a forma como foi implantado o aterro, sua localização em relação ao lençol freático, entre outros diversos fatores. No geral, encontra-se principalmente carbonoe nitrogênio orgânico, mercúrio, cobre, chumbo, arsênio, cádmio, cobalto e cromo.
Esses metais são pesados, difíceis de serem eliminados pelos organismos, por isso o chorume é um agente poluente que pode causar sérios danos ao meio ambiente, ele possui baixa biodegradabilidade. Apesar de muitos metais serem essenciais para o crescimento dos organismos e para suas reações biológicos, já foiconfirmado em pesquisas que essa acumulação dos mesmos pode causar problemas à saúde (como diarréia, dermatoses, problemas pulmonares, rinite alérgica, tumores no fígado e tireóide, e alterações gastrointestinais e neurológicas).
Enquanto o chorume circula pelo local onde o lixo foi depositado, ele carrega consigo microorganismos, metais pesados, nitratos e fosfatos, e outras substâncias que fazemcom que seja possível que o líquido atinja e polua o lençol freático, assim contaminando rios, lagos (águas superficiais) e minas - que, por sua vez, são abastecidas por ele. Isso não causa só a poluição da água, como também a destruição de espécies aquáticas ali presentes e plantações aos redores.
O impacto produzido pelo chorume sobre o meio ambiente está diretamente relacionado com sua fase dedecomposição. O chorume de aterro novo (pouco tempo de operação), quando recebe boa quantidade de águas pluviais é caracterizado por pH ácido, alta demanda bioquímica de oxigênio (DBO - um parâmetro utilizado para determinar a quantidade de oxigênio necessária na degradação da matéria orgânica por processos químicos) , alto valor de demanda química de oxigênio (DQO) e pela presença de diversoscompostos potencialmente tóxicos. Com o passar dos anos há uma redução significativa da biodegradabilidade devido à conversão, em metano e CO, de parte dos componentes biodegradáveis.
Os poluentes mais comuns encontrados no chorume podem ser divididos em 4 grupos:
a) matéria orgânica dissolvida, quantificada como DQO (demanda química de oxigênio) ou COT (carbono orgânico total), ácidos voláteis(que se acumulam durante a fase ácida de decomposição dos resíduos) e compostos refratários como ácidos húmicos e fúlvicos.
b) componentes inorgânicos: cálcio, magnésio, sódio, potássio, ferro, manganês, cloro, nitrato, sulfato, carbonato de cálcio, amônia e outros.
c) metais: cádmio, cromo II, cobre, chumvo, níquel, mercúrio e zinco, dentre outros.
d) compostos orgânicos xenobióticos: sãocompostos orgânicos não biodegradáveis originários de resíduos domésticos e industriais; estão presentes em concentrações relativamente baixas; dentre os principais destacam-se hidrocarbonetos aromáticos (benzeno, tolueno, etilbenzeno, xilenos), fenóis, compostos alifáticos clorados (tricloroetileno, tetracloroetileno), aromáticos clorados e pesticidas.
O chorume, antes de ser lançado em corposde água, deve ser tratado, já que contém concentrações elevadas de substâncias orgânicas (algumas recalcitrantes) e inorgânicas tóxicas.

Aterro Sanitário
O aterro sanitário é um espaço onde são descartados os resíduos recolhidos nas coletas de lixo. Nele, é aplicada a técnica de aterramento, onde esses resíduos são compactados e acomodados no solo, para em seguida serem cobertos por terra....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • chorume
  • chorume
  • chorume
  • Chorume
  • Chorume
  • Chorume
  • Chorume
  • Chorume

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!