chorume

Páginas: 4 (911 palavras) Publicado: 19 de fevereiro de 2014
Chorume

Chorume do lixo: um líquido de odor forte e alto potêncial de contaminação
Definição

Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matériasorgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).
O processo de tratamento do chorume é muitoimportante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem sercontaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).
Em função da grande quantidade de matéria orgânica presente nochorume, este costuma atrair moscas que também podem trazer doenças aos seres humanos.
Existe também o necrochorume que é o líquido resultante do processo de decomposição de cadáveres. Há também, nestecaso, a necessidade do tratamento desta substância nos cemitérios.


TECNOLOGIAS AVS APLICADAS:

COM TECNOLOGIA PROPRIA E PATENTEADA PELA AVS, APRESENTAMOS AOS MUNICIPIOS BRASILEIROS UM NOVOCONCEITO PARA O TRATAMENTO E DESTINAÇÃO DOS LIQUIDOS CHORUME.

Trata-se de um novo e moderno projeto ambiental para o tratamento e destinação correta dos líquidos chorume existente em quase 98% dosgrandes e pequenos aterros sanitários,lixões a céu aberto e os famosos piscinões chorume existentes nos grandes aterros sanitários.

No processo desenvolvido pela AVS, o líquido chorume é coletado porbombas especiais e centrifugados em tanques especiais de inox ou de fibra e através de processo químico e eletroquímico, o chorume misturado com uma solução química e tratado e modificado seu estadofísico de pastoso para leitoso.

O estado que quimicamente modifica o chorume, e local não sendo necessário o transporte do mesmo para o beneficiamento minimizando custos.

Uma vez que modificado o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • chorume
  • chorume
  • Chorume
  • Chorume
  • Chorume
  • Chorume
  • Chorume
  • Chorume

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!