chorume

Páginas: 3 (564 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2013
O lixo doméstico, comumente, possui uma dada quantidade de água, oriunda da umidade do ar e do processo de decomposição da matéria orgânica. Essa água percorre lixões e aterros sanitários  com aajuda das chuvas, dissolvendo substâncias presentes em tais locais e formando um líquido extremamente poluente denominado chorume.
Também conhecido como líquido percolado, o chorume apresenta umacoloração bastante escura, odor forte característico, além de uma textura viscosa. Sua composição varia de acordo com diversos fatores, como, por exemplo, o tipo de detritos descartados sobre o solo, o tipode solo da região, o teor de umidade do local, a quantidade de oxigênio distribuída, a forma como foi implantado o aterro sanitário, sua localização em relação ao lençol freático, entre outros. De ummodo geral, na constituição desse líquido se encontram substâncias orgânicas (principalmente carbono enitrogênio orgânico), além de materiais inorgânicos,como mercúrio, cobre, chumbo, arsênio, cádmio, cobalto e cromo.
Ao circular pelo solo em que o lixo foi depositado, o chorume carrega microrganismos, metais pesados, nitratos efosfatos e muitas outras substâncias. Dessa forma, é possível que o líquidoatinja o lençol freático (reservatório de água subterrânea proveniente da água da chuva infiltrada no solo), poluindo-o. Quando o lençol freático é contaminado pelo chorume, as águas superficiais,como rios, lagos e minas também são poluídas, uma vez que são abastecidas por ele. Com a contaminação da água, as espécies aquáticas e as plantações irrigadas também são acometidas.
O chorume apresenta,ainda, uma elevada concentração de demanda biológica de oxigênio (DBO), um parâmetro utilizado para determinar a quantidade de oxigênio necessária na degradação da matéria orgânica por processosbioquímicos. O aumento desse índice representa um grave problema ambiental: quando a necessidade de oxigênio é muito alta, pode ocorrer, como alternativa, a decomposição anaeróbia da matéria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • chorume
  • chorume
  • Chorume
  • Chorume
  • Chorume
  • Chorume
  • Chorume
  • Chorume

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!