Chasin, J. Marx Estatuto Ontológico e Resolução Metodológica.

Páginas: 4 (893 palavras) Publicado: 29 de julho de 2015
- CHASIN, José. Marx – estatuto ontológico e resolução metodológica. 2ª ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.


II. O pensamento social de Karl Marx (1818-1883)

a. Crítica ontológica à filosofiaespeculativa













b. Crítica ontológica à política


(...)















(...)


(...)



c. Crítica ontológica à economia política














(...)




(...)




(...)



- MARX, Karl.“Processo de trabalho e processo de valorização”. In: O capital – crítica da economia política. São Paulo: Editorial Boitempo, 2013.

O processo de trabalho e o processo de valorização

1. O processode trabalho

A utilização da força de trabalho é o próprio trabalho. O comprador da força de trabalho a consome fazendo com que seu vendedor trabalhe. Desse modo, este último se torna actu [em ato]aquilo que antes ele era apenas potentia [em potência], a saber, força de trabalho em ação, trabalhador. Para incorporar seu trabalho em mercadorias, ele tem de incorporá-lo, antes de mais nada, emvalores de uso, isto é, em coisas que sirvam à satisfação de necessidades de algum tipo. Assim, o que o capitalista faz o trabalhador produzir é um valor de uso particular, um artigo determinado. Aprodução de valores de uso ou de bens não sofre nenhuma alteração em sua natureza pelo fato de ocorrer para o capitalista e sob seu controle, razão pela qual devemos, de início, considerar o processo detrabalho independentemente de qualquer forma social determinada.

O trabalho é, antes de tudo, um processo entre o homem e a natureza, processo este em que o homem, por sua própria ação, medeia,regula e controla seu metabolismo com a natureza. Ele se confronta com a matéria natural como com uma potência natural [Naturmacht]. A fim de se apropriar da matéria natural de uma forma útil para suaprópria vida, ele põe em movimento as forças naturais pertencentes a sua corporeidade: seus braços e pernas, cabeça e mãos. Agindo sobre a natureza externa e modificando-a por meio desse movimento,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ontologia de marx: questões metodológicas preliminares
  • LUKÁCS, Georg. Os Princípios Ontológicos Fundamentais de Marx
  • oi j j j j j j j j j j
  • kjj~j;j;j
  • J
  • J
  • J
  • J

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!