Certificado digital e assinatura digital

Páginas: 6 (1337 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
Certificado digital e assinatura digital

O que é certificado digital?
O certificado digital é um documento eletrônico assinado digitalmente por uma autoridade certificadora, e que contém diversos dados sobre o emissor e o seu titular. A função precípua do certificado digital é a de vincular uma pessoa ou uma entidade a uma chave pública.

O que é assinatura digital?
A assinatura digitalé uma modalidade de assinatura eletrônica, resultado de uma operação matemática que utiliza algoritmos de criptografia assimétrica e permite garantir, com segurança, a origem e a integridade do documento.

Objetivos
Serve para assegurar as transações on-line, a troca eletrônica de documentos, a assinatura digital, as mensagens e os dados, com validade jurídica. Por esta razão, a certificaçãodigital possui mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas.
O certificado digital contém dados de identificação de uma pessoa ou uma empresa ou um site. Além das informações de dados como : Nome, CPF, Data Nascimento e RG (Pessoa Física) ou Razão Social e CNPJ (Pessoa Jurídica), constam as chaves públicas e privadas para usono processo de encriptação e de decriptação de dados.

Funcionamento
Criptografia: A palavra criptografia tem origem grega e significa a arte de escrever em códigos, de forma a esconder a informação em um texto incompreensível. A informação codificada é o texto cifrado. O processo de codificação ou ocultação é chamado de cifração, e o processo inverso, ou seja, a obtenção da informaçãooriginal a partir do texto cifrado, consiste na decifração. Atualmente, existem dois tipos de criptografia: a simétrica e a de chave pública (assimétrica). A criptografia simétrica realiza a cifração e a decifração de uma informação através de algoritmos que utilizam a mesma chave, garantindo sigilo na transmissão e no armazenamento de dados. Como a mesma chave deve ser usada na cifração e nadecifração, a chave deve ser compartilhada entre quem cifra e quem decifra os dados. Os algoritmos de chave pública operam com duas chaves distintas: chave privada e chave pública. Essas chaves são geradas simultaneamente e relacionadas entre si, possibilitando que a operação executada por uma seja revertida pela outra. A chave privada deve ser mantida em sigilo e protegida por quem a gerou. A chave pública édisponibilizada e tornada acessível a qualquer indivíduo que deseje se comunicar com o proprietário da chave privada correspondente.

Características do Certificado Digital e da Assinatura Digital
Confidencialidade: O emissor (remetente) que deseja enviar uma informação sigilosa deve utilizar a chave pública do destinatário para cifrar a informação. Para isso, é importante que o destinatário(receptor) disponibilize sua chave pública, utilizando, por exemplo, diretórios públicos acessíveis pela Internet. O sigilo é garantido, pois somente o destinatário que possui a chave privada conseguirá desfazer a operação de cifração, ou seja, decifrar e recuperar as informações originais.
Autenticidade: No processo de autenticação, as chaves são aplicadas no sentido inverso ao daconfidencialidade. O autor de um documento utiliza sua chave privada para cifrá-lo de modo a garantir a autoria em um documento ou a identificação em uma transação. Esse resultado só é obtido porque a chave privada é conhecida exclusivamente por seu proprietário. Este é o sigilo utilizando criptografia assimétrica. Assim, se uma pessoa cifrar uma informação com sua chave privada e enviar para uma segunda,esta última, como tem acesso à chave pública da primeira pessoa, poderá decifrar a informação.
Integridade: Qualquer alteração da mensagem faz com que a assinatura não corresponda mais ao documento, garantindo assim o princípio da inalterabilidade.
Não-repúdio : O emissor (remetente) , ao utilizar sua chave privada para cifrar o documento , é impedido de negar a autenticidade da mensagem....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ASSINATURA DIGITAL: CRIAÇÃO DE CERTIFICADOS DIGITAIS PARA USO ACADÊMICO
  • 05 Certificado Digital e Assinatura Digital 1
  • Assinatura digital e certificação digital
  • Certificado Digital e Infraestrutura de Certificado Digital
  • Assinatura digital
  • Assinatura digital
  • Assinatura digital
  • Certificado digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!