Nelson Mandela

Páginas: 2 (374 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
Importante líder político, Nelson Mandela, nascido em 18 de junho de 1918, formado em direito, foi presidente da África do Sul entre os anos 1994 e 1999. Lutou contra a apartheid, processo dediscriminação a favor dos negros, que significa “vida separada”, e tornou-se um ícone internacional na defesa das causas humanitárias.
Enquanto ainda estudava, Mandela foi um dos principais membros domovimento antiapartheid, e continuou a ser durante toda a década de 1950, que nesse tempo, os brancos controlavam o poder e o restante da população não tinha direitos políticos, econômicos e nem sociais.Manteve defendendo a apartheid até o dia 21 de março de 1960, pois exatamente nesse dia, policiais sul-africanos atiraram contra 20 mil negros que manifestavam desarmados, matando 67 pessoas eferindo 186. O confronto ficou conhecido como “Massacre de Sharpeville”. Depois disso, decidiu se empenhar na formação do “Lança da Nação”, um braço armado do CNA (Congresso Nacional Africano).
Porém, em5 de agosto de 1962, foi preso e condenado a 5 anos de prisão, mas em 1964 a pena foi ampliada para prisão perpetua. Nessa época, fez uma inesperada amizade com o carcereiro da prisão que seimpressionou com os valores e a dignidade de Nelson. Nesse mesmo tempo, novos movimentos de luta surgiram e a comunidade internacional se mobilizou contra sua prisão. E então, em 1990, Nelson Mandela foiliberto e reconduziu o processo que deu fim à apartheid na África do Sul.
Três anos após sua liberdade, ganhou o premio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com a diferença racial e, em 1994,tornou-se o presidente da África do Sul, sendo o primeiro negro já eleito com tal cargo. E logo após foram organizadas as primeiras eleições multirracionais na África. Depois de cumprir mandato, que terminouno ano de 1999, atuou em diversas causas humanitárias. Exerceu também um grande papel na luta contra a AIDS.
Então, o grande homem que costumava a usar várias das suas frases belíssimas e sábias,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nelson mandela
  • Nelson mandela
  • Nelson Mandela
  • Nelson MAndela
  • Nelson Mandela
  • Nelson Mandela
  • Nelson Mandela
  • Nelson mandela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!