Centro de Reabilitação - Arquitetura

Páginas: 28 (6822 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2014
UNIVERSIDADE PARANAENSE – CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PROJETO ARQUITETÔNICO II
2ª “A”





PESQUISA REFERENCIAL

CENTRO DE REABILITAÇÃO MOTORA



ANDREA DE OLIVEIRA – RA: 8756
DEGIANI ZAMBONI – RA: 8862
HENRIQUE BUBNIAK DE MELLO – RA: 8377
PEDRO HENRIQUE BENEDITO - RA: 8865
GABRIEL PINTO – RA: 8134













FRANCISCO BELTRAO,SETEMBRO DE 2012.




































"Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida,
aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade
em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.”
Mário Quintana


RESUMO





A presente pesquisa visa analisar aspectos relevantes para a elaboração de um Centro deReabilitação Motora na cidade de Francisco Beltrão, no estado do Paraná. Para tanto, leva em consideração a sua importância para a sociedade, bem como a sua viabilidade construtiva. Para a elaboração do projeto foram feitas pesquisas bibliográficas, entrevistas e visitas em clinicas e na APAE de Francisco Beltrão, além do reconhecimento do terreno. O projeto do centro de reabilitação devepossuir espaços acessíveis, funcionais e dimensionados para os devidos tratamentos, deve atender as normas de acessibilidade, além de possuir ambientes seguros, com conforto térmico e ambiental, fazendo com que o paciente sinta-se acolhido e com isso evolua nos seus tratamentos.
































SUMÁRIO
SUMÁRIO 41. CONCEITUAÇÃO PRELIMINAR

1.1 MEDICINA DA REALIBITAÇÃO

A Medicina Física e Reabilitação ou Fisiatria é uma especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades tais como as subsequentes a patologias traumáticas, a lesões do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológicas, cardio-respiratórias, reumatológicas, vasculares periféricas,pediátricas entre outras. A Medicina Física e de Reabilitação aplica diferentes estratégias terapêuticas que vão prevenir ou reduzir as múltiplas consequências clínicas das doenças agudas e crônicas, no âmbito das deficiências das incapacidades e das desvantagens. A MFR é uma especialidade médica autônoma, cujo objetivo reside na promoção da função física e cognitiva, da atividade (incluindo oscomportamentos), da participação (incluindo a qualidade de vida) e na modificação dos fatores pessoais e ambientais. É responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamentos e organização do programa de Reabilitação dos indivíduos com patologias médicas incapacitante e comorbilidades em todos os grupos etários.
O Médico Fisiatra cuida de todos os aspectos do tratamento, desde a prevenção de complicaçõesinerentes às diversas patologias que o atingem, ao tratamento das porventura já existentes, à minimização e recuperação das sequelas supervenientes, levando o paciente ao estado de melhor funcionalidade possível, visando sua independência de terceiros para as atividades diárias e qualidade de vida. Esta atuação se dá tanto no aspecto clínico quanto no emocional do paciente. Trata-se de um grandecampo de atuação do médico que exige dele conhecimento vasto acerca do ser humano, de suas doenças e das repercussões destas doenças e outras mazelas em seu organismo.
O Médico Fisiatra trabalha também como integrante de equipes multiprofissionais de reabilitação juntamente com enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos, fonoaudiólogos e psicólogos, geralmente comocoordenador de todo o processo de reabilitação integrando as várias áreas.
Os Médicos Fisiatras:
- Recuperam a máxima função possível, perdida por causa de acidente, doença ou situação incapacitante, como por exemplo, o envelhecimento;
- Tratam à pessoa como um todo, não como um problema local;
- São especialistas no diagnóstico e tratamento da dor aguda ou crônica;
- Lideram uma equipe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reabilitação do Centro Antigo de Salvador
  • Acessibilidade em um centro de reabilitação
  • REABILITAÇÃO QUADRA NO CENTRO HISTÓRICO DE CUIABA
  • Projeto para implantação de centro de reabilitação física
  • TCC
  • Centros Historicos E Arquitetura
  • Arquitetura centro de diagnosticos
  • PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES DO CENTRO DE REABILITAÇÃO DE DELMIRO GOUVEIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!