Centre Georges Pompidou

Páginas: 2 (415 palavras) Publicado: 20 de março de 2014
O projeto foi considerado extremamente arrojado, sendo inserido em um momento de crise da arquitetura moderna, embora tenha sido bastante criticado. Alguns teóricos afirmam que o Centro (tanto pelasua arquitetura quanto pela sua proposta) é um dos marcos do início da pós-modernidade nas artes. Sua implantação configura a existência de um espaço público (a praça do Centro) para o qual as suasatividades internas se estendem.
Trata-se de um dos principais exemplos da arquitetura high-tech - uma tendência dos anos 1970 e que continua a ser observada até hoje, inspirada na arquiteturaindustrial e nas novas tecnologias. A arquitetura high tech utiliza os elementos tecnológicos como objetos estéticos. No Centro Pompidou, isto pode ser observado nas grandes tubulações aparentes (dutos de arcondicionado e outros serviços), nas escadas rolantes externas e no sistema estrutural em aço.
É um dos lugares mais visitados de Paris. Na biblioteca do centro há uma vasta coleção de livros, acessogratuito à internet, jornais e revistas de todas as partes do mundo e televisões com canais internacionais.
A verificação da qualidade do solo é feita através do sondagem a percussão que é umprocesso de exploração e reconhecimento do subsolo para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. 
A fundação utilizada naconstrução do Centre Georges Pompidou foi o tubulão.
O tubulão é um tipo de fundação profunda de concreto. Porém, diferentemente da estaca que mantém sua dimensão ao longo de todo seu comprimento, notubulão a base é alargada, isto é, o diâmetro da base é maior que o diâmetro do fuste. Deste modo, a maior parte de sua capacidade de carga provém do contato da base com o solo, enquanto que a estacaresiste aos esforços principalmente devido ao contato lateral com o solo.
Esse exoesqueleto estrutural e infraestrutural permite, por um lado, identificar claramente a função de cada elemento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise formal e simbólica do Centre Georges Pompidou
  • CENTRE POMPIDOU
  • GEORGES POMPIDOU
  • Centro Georges Pompidou
  • Centres Georges Pompidou
  • Centro Georges Pompidou
  • CENTRO GEORGE POMPIDOU
  • Crítica georges pompidou

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!