Arquitetura High Tech

Páginas: 19 (4697 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICET – INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO












SEMINÁRIOS DE ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA










Goiânia
2010
KALYNCA PAULA RIBEIRO FREITAS







ARQUITETUTA PÓS-MODERNA
HIGH-TECH







Trabalho de Graduação apresentado como requisito parcial para a conclusão do cursode Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Paulista UNIP.






Goiânia
2010
1. ARQUITETURA PÓS-MODERNA

A arquitetura pós-moderna é um termo genérico para designar uma série de novas propostas arquitetônicas cujo objetivo foi o de estabelecer a crítica à arquitetura moderna, a partir dos anos 60 até o início dos anos 90. Seu auge é associado à década de 80 (e final da década de 70)em figuras como Robert Venturi, Philip Johnson e Michael Graves nos Estados Unidos, Aldo Rossi na Itália, e na Inglaterra James Stirling e Michael Wilford, entre outros.
Os arquitetos pós-modernos utilizaram uma série de estratégias para estabelecer a crítica do modernismo, principalmente a sua versão mais difundida e homogênea: o estilo internacional. Entre estas estratégias a principal foi areavaliação do papel da história, reabilitada na composição arquitetônica, principalmente como meio de provocação e crítica à austeridade do modernismo. Philip Johnson (antes um ávido defensor do estilo internacional), por exemplo, adotou uma postura irônica em seus projetos utilizando um "armário antigo" como referência formal para o seu edifício da AT&T em Nova Iorque. Outros arquitetos adotarampadrões de ornamento e formas de composição antigas. A cidade histórica foi re-estudada em busca da reabilitação da escala humana no urbanismo por Rob Krier, entre outros.
Outras tendências podem ser associadas aos pós-modernos, como o interesse pela cultura popular e a atenção para o contexto de inserção do projeto. Robert Venturi, por exemplo, chamou atenção para as muitas formas de arquiteturavernacular (produzidas segundo uma estética da cultura popular) em seu livro Aprendendo com Las Vegas. Aldo Rossi, por sua vez, preocupou-se com a relação entre o novo projeto e os edifícios existentes acompanhando a escala, altura e modulação destes. Esta postura de congregação entre o novo e o antigo convencionou-se chamar de contextualismo.
A arquitetura Pós-Moderna possui três vertentes: aHistoricista, a Regionalista e a High-Tech. As duas primeiras se preocupam mais com os valores locais do que a última, a qual orienta-se pelo uso de materiais de alta tecnologia.




1.1. ARQUITETURA HIGH-TECH

A Arquitetura High Tech, ou de Alta Tecnologia, é uma corrente da arquitetura, emergente nos anos 70, muito centrada no emprego de materiais de tecnologia avançada nas construções,como o próprio nome indica. No Design, também, teve forte marcação. Historiadores classificam-na dentro de um chamado Tardo-modernismo, juntamente com outras atitudes estéticas, como o Slick-tech, numa alusão aos valores contrapostos às atitudes pós-modernas associadas a este tipo de intervenção que caracteriza a High Tech.
Exalta e explora novas tecnologias tendo em vista objetivos práticos ouimpacto visual, usando formas e materiais que expressam a tecnologia industrial moderna, no lugar dos materiais tradicionais. Os arquitetos que aderiram a essa corrente conseguem gerar as aparências de suas obras a partir dos elementos da estrutura portante, das tubulações de infraestrutura, dos componentes da cobertura e dos equipamentos mecânicos para a circulação. Adotam os mesmos princípiosteóricos e conceituais dos seus colegas modernistas, só que adaptados ao potencial tecnológico do mundo contemporâneo. Os arquitetos que tiveram destaque nesse movimento foram os britânicos Sir Norman Foster e Sir Richard Rogers,que projetaram a fábrica Reliance Control, em Swindon ( 1965-6, demolida em 1991), trouxe ao grupo reconhecimento internacional e é apontado como o início do movimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura high tech
  • Arquitetura Contemporanea High Tech
  • Arquitetura High Tech
  • HIGH TECH
  • High tech
  • trabalho high tech
  • Estilo Vintage E High Tech
  • High Tech Samsung

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!