Centres Georges Pompidou

Páginas: 2 (419 palavras) Publicado: 18 de abril de 2014
Centre Georges Pompidou

.Arquiteto: Renzo Piano e Richard Rogers
.História: Projeto escolhido em um concurso realizado pelo presidente Georges Pompidou(1969-1974), foi concluído em 1977 emBeauborg, Paris, França.Estruturado com um sistema de tubos, conexões e cabos de aço,
.Estrutura:
O conceito mais perceptível do projeto era externalizar toda a infra-instrutora do edifício, tornando-aum componente do aspecto visual do edifício. Esse exoesqueleto estrutural e infra-estrutural permite, por um lado, identificar claramente a função de cada elemento do edifício, e, por outro, que ointerior seja completamente livre e desobstruído.
A identificação da função dos componentes do edifício se dá através da utilização de cores específicas. A estrutura e os maiores componentes deventilação estão pintados em branco; estruturas de escadas e elevadores, em prateado; elementos de ventilação, em azul; instalações hidráulicas e de incêndio, em verde; elementos do sistema elétrico sãoamarelos e laranjas; e os elementos relacionados com a circulação pelo edifício estão pintados de vermelho. O principal deles é a escada externa da fachada oeste, pintada de vermelho nos seus planosinclinados inferiores, que possibilita uma surpreendente vista de Paris.
.Função:
O Centro Pompidou abriga o Museu Nacional de Arte Moderna, que é o maior museu europeu do tipo. Localizada no grande espaçoaberto interior está a Bibliothèque Publique d’Information e um centro para música e investigações acústicas conhecido como IRCAM. O espaço exterior, uma praça plana e livre, é constantementeutilizada para eventos urbanos.






.Renzo Piano:

Nasceu em Genoa em 1937, estudou na universidade politécnica de Milão entre 1959 e 1964,onde deu aulas até 1968. Em 1970 fez uma parceria com oarquiteto inglês Richard Rogers.
Dedicou-se em criar um caráter arquitetônico em seus projetos baseado em formas tecnológicas com uma preocupação com o conforto e as necessidades do usuário.
Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GEORGES POMPIDOU
  • Centro Georges Pompidou
  • Centro Georges Pompidou
  • CENTRO GEORGE POMPIDOU
  • Crítica georges pompidou
  • Centre Georges Pompidou
  • Análise formal e simbólica do Centre Georges Pompidou
  • Pompidou

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!