CASE DE EMPREENDEDORISMO PALETAS MEXICANAS

1441 palavras 6 páginas
SINOPSE DO CASO: O DILEMA DAS PALETAS MEXICANAS¹

Janaína Santos de Sousa²
Gisele Mendonça Furtado Bastos ³

1. Descrição do Caso Alunos do curso de Administração da UNDB, Dalton Dutra e Breno Bernardi sempre tiveram espírito empreendedor e paixão pelo mundo dos negócios, tendo em vista a possibilidade de abrir o próprio negócio, possuíam ainda mais anseio em empreender. Diante das inúmeras possibilidades que a faculdade dispunha, desenvolvendo ideias, analisando o mercado e identificando oportunidades, a cada período percebiam que o sonho estava mais próximo, só precisavam definir o ramo do negócio. Depois de muita análise, Breno sugeriu uma franquia, pois segundo ele, seria um negócio mais seguro, pois uma vez franqueados, os dois poderiam obter toda assistência e know-how necessários para gerir o negócio. Dalton analisou a proposta, pesquisou sobre franchising, conversou com colegas que tinham franquias e concordou com a sugestão de Breno. O sonho de possuir o próprio negócio seria realizado à partir de uma franquia já existente.

2. Identificação e Análise do Problema:
Breno havia pesquisado e já sabia qual seria a franquia ideal para abrirem: “Paletas Mexicanas”, pois o sucesso estaria garantido, mas ao falar sobre o assunto com Dalton, o mesmo ficou preocupado e não conseguiu decidir se a ideia era realmente boa.
Os amigos ainda não tinham muito conhecimento dos conceitos de negócio desse mercado e Dalton temia que as paletas mexicanas fossem apenas uma febre passageira, assim como as franquias de cupcakes, iogurtes e brigadeiros.

________________________________________
¹ Case apresentado à disciplina Empreendedorismo e Desenvolvimento Gerencial da UNDB.
² Aluna do 6º período do curso de Administração da UNDB.
³ Professora mestre, orientadora.

A curto prazo, uma franquia de paletas mexicanas seria o negócio ideal. No entanto, a longo prazo talvez não. Breno, então, propôs que os dois pesquisassem mais sobre o mercado de paletas

Relacionados