casamentos

Páginas: 39 (9665 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014


Exercícios de Revisão – Romantismo – PROSA - 1º Trimestre de 2011- Literatura Brasileira –2º Ano – Turmas - 2º1 e 2º2.


1. Identifique a afirmação correta sobre José de Alencar. Resposta a
a) Seus três romances indianistas fazem parte do projeto maior: retratar aspectos típicos da realidade e dos mitos nacionais.
b) Com Memórias de um sargento de milícias, deu-nos um colorido painel dasociedade carioca ao tempo de D. João VI.
c) Embora tenha escrito belos poemas líricos, foi pela poesia abolicionista que se notabilizou como escritor.
d) Deve ser considerado o pioneiro do Naturalismo no Brasil, com obras-primas no conto, no romance e na novela.
e) Seus romances têm a marca inconfundível da prosa intimista, em que tudo se resume às memórias e pensamentos subjetivos.

2. Oromance é um gênero literário que veio a se desenvolver no século (........) retratando sobretudo (.......); era muito comum publicar-se em partes, nos jornais, na forma de (.......).Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, pela ordem: Resposta d
a) XVII - a alta aristocracia – conto b) XVIII - o mundo burguês - folhetim
c) XVIII - o mundo burguês – crônica d) XIX -o mundo burguês – folhetim e) XIX - a alta aristocracia crônica

3. Em relação à obra de Manuel Antônio de Almeida - MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS - pode-se afirmar que: Resposta e
a) é uma autobiografia que relata, na primeira parte, as diabruras infantis do romancista e, na segunda, suas façanhas de adolescente.
b) é um texto biográfico que se concentra nas proezas,especialmente amorosas, do protagonista, e também relata, com rigor histórico, os acontecimentos do Segundo Reinado.
c) é um texto baseado em memórias alheias sobre as quais o narrador exercita a sua imaginação, sem deixar de relatar cenas e costumes da realidade do Segundo Reinado.
d) é uma biografia romântico-idealista, que relata as memórias sentimentais de um sargento de milícias, vivenciadas nascamadas baixas do Rio de Janeiro.
e) é uma autobiografia que relata as memórias do protagonista sem ocultar os defeitos de seu caráter e os costumes do grupo social da época do rei D. João VI.

4. No trecho, "Se Leonardo se afligira do modo que acabamos de ver pelo contratempo que lhe sobreviera com o aparecimento e com as disposições de José Manuel, o padrinho não se incomodava menos comisso..." a última oração funciona como um argumento em relação à primeira. Esse argumento indica: Resposta e
a) causa em relação à primeira oração, apresentando uma hipótese diante da idéia proposta.
b) condição em relação à primeira oração, apresentando uma hipótese diante da idéia proposta.
c) fim em relação à primeira oração, mostrando a finalidade da idéia proposta.
d) oposição em relação àprimeira oração, invertendo a idéia proposta.
e) acréscimo em relação à primeira oração, reforçando a idéia proposta.

5. Indique a alternativa que se refere corretamente ao protagonista de Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
a) Ele é uma espécie de barro vital, ainda amorfo, a que o prazer e o medo vão mostrando os caminhos a seguir, até sua transformação final emsímbolo sublimado. Resposta e
b) Enquanto cínico, calcula friamente o carreirismo matrimonial; mas o sujeito moral sempre emerge, condenando o próprio cinismo ao inferno da culpa, do remorso e da expiação.
c) A personalidade assumida de sátiro é a máscara de seu fundo lírico, genuinamente puro, a ilustrar a tese da "bondade natural", adotada pelo autor.
d) Este herói de folhetim se dá aconhecer, sobretudo nos diálogos, nos quais revela ao mesmo tempo a malícia aprendida nas ruas e o idealismo romântico que busca ocultar.
e) Nele, como também em personagens menores, há o contínuo e divertido esforço de driblar o acaso das condições adversas e a avidez de gozar os intervalos da boa sorte.

Texto para as questões 06 e 07
"A língua é a nacionalidade do pensamento como a pátria é a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Casamento
  • CASAMENTO
  • casamento
  • casamento
  • O casamento
  • casamento
  • Casamento
  • Casamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!