Casa no Butantã- Eduardo de Almeida

Páginas: 10 (2263 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Uma caixa elevada do solo. É assim que o arquiteto Eduardo de Almeida define o projeto que concebeu para a residência de seu filho, na zona oeste de São Paulo. Localizada no bairro Butantã, ela responde a limitações construtivas mais restritivas do que a legislação municipal, o que motivou a adoção do partido de bloco único , centralizado. Extremamente simétrica , a casa é caracterizada pelasingela linguagem de pavilhão.
A volumetria retilínea é marcada pelo desenho dos elementos estruturais metálicos , ou seja, pilares e vigas aparentes, de seção I. Eles requadram paredes de vedação feitas com tijolo aparente , além de fechamentos de vidro temperado e caixilho metálico branco.
A característica urbana do lote, definida pela escassa largura de 12 metros, e a orientação quanto àincidência de luz solar fizeram com que as aberturas principais se voltassem para a frente e os fundos do terreno. Elas conformam, respectivamente, as faces sul e norte da edificação. Nessas extremidades, os limites do térreo são recuados pouco mais de um metro em relação ao pavimento superior, desenho que configura varandas ou espaços de entrada. Por isso, o arquiteto filtrou a insolação através dasobreposição de tipos diferentes de caixilhos .
No alinhamento externo do piso superior, painéis retangulares fixos, constituídos por requadros de chapa branca perfurada , geram interessante luminosidade natural nos interiores. Junto à face frontal, eles foram sobrepostos aos caixilhos com vidro temperado incolor, de forma a dar privacidade à passarela de acesso aos dormitórios. Para a fachadaposterior, o arquiteto desenhou painéis metálicos de abrir, que integram o quarto principal ao pátio aberto, nos fundos do lote.
A localização da escada metálica , que Eduardo de Almeida qualifica por sua “presença arquitetônica”, é determinante da setorização . Posicionada junto à entrada social, na lateral esquerda da casa, ela está alinhada com os patamares que interligam os níveis da construção edo terreno, desenhando um eixo longitudinal de circulação nos dois pavimentos.
No térreo, esse eixo é enfatizado pela posição central dos pilares metálicos brancos, os únicos de seção circular, de forma a criar sutil distinção entre as áreas de estar, de jantar e da cozinha. E, no pavimento superior, ele abriga o corredor de acesso aos dormitórios, que, por sua vez, delimita a área do vaziocentral.
Embora se destaque a rígida padronização dos materiais - paredes com tijolo aparente, laje pré-fabricada, piso de granilite e pintura branca nas superfícies -, o elemento central dos interiores é o extenso balcão da cozinha. Ele integra o ambiente a todo o térreo, e é caracterizado pela interação de tampo e prateleiras de mármore com os armários laterais, baixos, feitos com madeira.
Oarquiteto destaca a implantação elevada da edificação como um dos elementos qualificadores e distintivos do projeto. “Isso a tornou mais bonita ”, comenta ele, sobretudo porque a casa não é encostada em nenhuma das divisas do lote. Além de vantagens estéticas, o desenho gera qualidades funcionais, como a otimização do conforto ambiental interior.===========================================================================
Um arquiteto influente, tanto por seus projetos quanto por suas aulas, Eduardo de Almeida talvez seja uma das figuras mais importantes da arquitetura brasileira. Escritórios contemporâneos como MMBB e Andrade Morettin, apenas para citar dois exemplos, devem muito à mente projetiva deste homem.
É fato recorrente sites e revistas do meio citarem Paulo Mendes daRocha e Vilanova Artigas como grandes influências daquela que convenhou-se chamar "Geração de Sevilha". Suspeitamos porém que figuras como Eduardo e Paulo Bruna tem grande parcela de "culpa" na ótima qualidade de projetos que surgiram nos últimos 20 anos da produção nacional.
Esta casa no bairro Butantã, projeto de 2005, exemplifica muito bem esse pensamento.
A casa, situada num lote de 12...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Casa do butantã
  • Casa Butantã
  • FICHA PMR Casa Butanta
  • arquiteto eduardo de almeida
  • Paulo Mendes da Rocha Casa Butantã
  • casa bola eduardo longo
  • Moradias unifamiliares – casas do butantã – paulo mendes da rocha
  • A relevância do museu casa eduardo ribeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!