Cartas de Atenas - Cartas Patrimoniais

Páginas: 10 (2285 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014



RAFAELL CASTANHEIRA SOARES



1.





CARTAS PATRIMONIAIS

Trabalho apresentado à disciplina Museologia e Preservação I, obrigatória do currículo do curso de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, para a obtenção da segunda nota da disciplina, sob a instrução da Prof. May Paiva.



Rio de Janeiro
2014




Resumo:

Esse trabalho buscaapresentar um estudo acerca das Cartas de Atenas, as duas primeiras Cartas Patrimoniais que foram realizadas em dois congressos e são complementares uma a outra. A primeira, tendo sido elaborada em outubro de 1931, buscou introduzir um reconhecimento de uma ação interdisciplinar no campo da conservação do patrimônio. Enquanto a última, elaborada em novembro de 1933, trouxe uma análise dos problemasurbanos, com propostas baseadas nas quatro funções do urbanismo. Esse estudo pretende demonstrar a importância e função destas Cartas Patrimoniais, exemplificando suas propostas.

Palavras-chave: Cartas de Atenas. Cartas Patrimoniais. Conservação. Patrimônio.










Sumário
1. Introdução 2
2. Carta de Atenas de 1931 3
3. Carta de Atenas de 1933 5
4. Conclusão 6


IntroduçãoDesde tempos antigos são adotadas medidas administrativas sobre edificações importantes para uma sociedade. Antigos reinos e impérios sempre buscaram ter um cuidado maior com as construções importantes para suas culturas. Apesar disso, somente a partir do século XIX é que se iniciou uma formação mais concreta do pensamento acerca da preservação dos patrimônios das culturas existentes. Pode-sedizer que começou na França, quando o país passou a ter uma maior preocupação com os monumentos que sobreviveram a Revolução Francesa e com isso iniciou um levantamento de questões acerca da proteção desses bens culturais que rapidamente se espalhou por todo o mundo, se tornando parte essencial da constituição política de todo país, se tornando de interesse comum de todos os povos de fato. Porém, adefinição de patrimônio ainda era limitada. Basicamente, patrimônio era um conjunto de edificações, obras e documentos de valor artístico ou histórico. No século XX, no entanto, essa definição começou a mudar. O monumento histórico passou a ser analisado de acordo com o seu entorno. Não se poderia mais isolar um monumento, separá-lo das construções que haviam a sua volta. O entorno passa a servisto com uma relação essencial a edificação. Nesse contexto, o conceito de monumento se estende para algumas cidades e conjuntos urbanos, passando a ser percebido com um papel de memorial. Em contrapartida a isso, os modernistas tinham propostas que visavam a substituição de bairros inteiros por arranha-céus padronizados, onde apenas monumentos de valor notório seriam mantidos. A partir dessespensamentos opostos, surgiu a necessidade de se debater, em espaço mundial, esses aspectos referentes a definição e gestão do patrimônio, como também os profissionais e outros atores envolvidos nesse assunto. Surge então, desses debates, a Carta de Atenas em 1931, visando a racionalização de procedimentos em arquitetura e propondo normas e condutas voltadas para a preservação e conservação dasedificações, de modo que passassem a ter caráter internacional e que garantissem a perpetuação das características históricas e culturais. A Carta de Atenas de 1931 foi a primeira das Cartas Patrimoniais a serem elaboradas.


Carta de Atenas de 1931


Em outubro de 1931, meses após o encontro da Liga das Nações, realiza-se, em Atenas, o I Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos em Monumento.Esse congresso reuniu 120 peritos de 24 países e tinha como foco a longevidade dos monumentos históricos suscetíveis a ameaça externa. Nesse congresso, elabora-se o primeiro documento de recomendações internacionais de conservação, que ficou conhecido posteriormente como a Carta de Atenas, a primeira das Cartas Patrimoniais, constituindo o primeiro ato normativo internacional exclusivamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Carta de atenas
  • Carta de atenas
  • Carta de atenas
  • Carta de Atenas
  • CARTA DE ATENAS
  • Carta de atenas
  • Carta de Atenas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!