historia do direito

Páginas: 9 (2048 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014

Trabalho de História do Direito

Aluna: Maria Edvangela dos Santos

Turma: 1° A

1-Segundo o Loïc Wac quant o que é pensamento crítico e qual é a sua influência hoje e seu papel diante dos problemas atuais?

É o que se refere ao exame avaliativo de categorias e formas de conhecimento para determinar sua validade e valor cognitivos; e um sentido marxiano, que aponta as armas as razãopara a realidade sócio-histórica e se ajusta à tarefa de trazer à luz as formas ocultas de denominação e de exploração que lhe dão forma a fim de revelar, por comparação, as alternativas que distorcem e excluem. O pensamento mais crítico mais proveitoso é o que se situa na confluência dessas duas tradições e assim promove o casamento da crítica epistemológica com a social, questionando de maneiracontínua, ativa e radical as formas estabelecidas de pensamento e as formas estabelecidas de vida coletiva. O conhecimento dos determinantes sociais do pensamento é indispensável para libertá-lo, ainda que modestamente, do determinismo que pesam sobre ele e assim nos colocar em posição de nos projetarmos mentalmente fora do mundo, tal como nos é dado para inventar, concretamente, outros futurosque não o que está inscrito na ordem de coisas. Em suma, pensamento crítico é o que nos dá os meios de pensar sobre o mundo tal como ele é e tal como poderia ser.
Forte no sentido primeiramente, de que nunca foram tão grande as nossas capacidades teóricas e empíricas de entender o mundo social, ou ainda , a anatomia dos mecanismos de legitimação da denominação tecnocrática e do poder de classefeita. A nobreza de estado, e ainda assim esse mesmo pensamento crítico é terrivelmente fraco de um lado, porque ele sempre se permite ser fechado e sufocado pelo microcosmo acadêmico e, de outro lado, o fato de hoje ele se encontrar ao pé de uma verdadeira grande muralha simbólica, formada pelo discurso neoliberal e seus muitos subprodutos que invadiram todas as esferas da vida cultural e social,sendo
além de tudo, forçado a enfrentar a competição de falso pensamento crítico que, sob o topo aparentemente progressista que celebra o sujeito, identidade, multiculturalismo, diversidade e globalização é um convite a nos submetermos às foças dominantes do mundo, e em particular, as forças do mercado.


2-Quais são as características e fontes do direito arcaico, segundo Wolkmer?

Pode-sedistinguir, algumas características do direito nas sociedades arcaicas. O direito primitivo não era legislado, as populações não conheciam a escritura formal e suas regras de regulamentação mantinham-se e conservavam-se pela tradição. Um segundo fator de conhecimento é que cada organização social possuía um direito único, que não se confundia com o de outras formas de associação. Cada comunidadetinha suas próprias regras, vivendo com autonomia e tendo pouco contato com outros povos, a não ser em condições de beligerância. Um terceiro aspecto a considerar é a diversidade dos direitos não escritos. Trata-se da multiplicidade de direitos diante de uma gama de sociedades atuantes, advinda, de um lado, da especificidade para cada um dos costumes jurídicos concomitantes, de outro, depossíveis e inúmeras semelhanças ou aproximações de um para outro sistema primitivo. Além de apontar a inexistência de uma legalidade não escrita, de uma certa unicidade de jurídico para cada comunidade e, por fim, a pluralidade dos direitos não escritos, o direito arcaico está profundamente contaminado pela prática religiosa. Tal é a influência da religião sobre a sociedade e sobre as leis, que se tomaintento pouco fácil estabelecer uma distinção entre o preceito sobrenatural e o preceito de natureza jurídica. Na verdade, o direito estava totalmente subordinado à imposição de crenças dos antepassados, ao ritualismo simbólico e à força das divindades. Um secretismo nebuloso mesclava e integrava, no religioso, as regras de cunho social, moral e jurídico. Alem de tudo o fato de que os direitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia do direito
  • História do direito
  • Historia do direito
  • História do direito
  • História do direito
  • Historia do Direito
  • História do Direito
  • História do direito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!