carneoss

467 palavras 2 páginas
Carnes e Produtos Carneos a Longo da Historia

Carne é, por definição, o tecido muscular de animais, há quem diga que “carne” é apenas aparte comestível de mamíferos, enquanto que frango, rã, peixe e frutos-do-mar não seriam carne, porém essa classificação não tem qualquer motivo de ser.
Os seres humanos descendem de primatasarborícolas africanos que se alimentavam basicamente de folhas e frutos. Por volta de 4 milhões de anos atrás o aquecimento global reduziu grande parte das florestas africanas a savanas. Por extremanecessidade de sobrevivência, os descendentes do ser humano passaram a consumir qualquer fonte de matéria orgânica que pudessem digerir, e isso inclui a carne.
É rica em proteínas, fosfato e aminoácidos quenão se encontram em proteínas vegetais, possui boa quantidade de creatina, composto que ajuda a restaurar nossos músculos após o exercício e faz com que tenhamos energia para mais repetições.

Os produtos derivados da carne são, de preferência, obtidos a partir de carne fresca que sofra um ou mais tiposde processo, entre eles, cozimento, salga, defumação ou mesmo somente a adição de condimentos e temperos. O processamento da carne fresca visa, além da elaboração de novos produtos, a redução daperecibilidade, de problemas com o transporte e com o armazenamento, além de vantagens com relação ao aumento da vida de prateleira.

O processamento não modifica de forma significativa as qualidadesnutricionais originais, no entanto, atribui características como, cor, sabor e aroma, próprias de cada processo. O que mais se destaca no processamento da carne é a agregação de valor ao produto com autilização de cortes que não são aproveitados para o consumo in natura, gerando alternativas para a sua comercialização. Com isso, estimula o desenvolvimento da industrialização de produtos derivados,contribuindo para a geração de empregos e aumentando a receita e oferta de produtos disponíveis comercialmente.

Embutidos
Os

Relacionados