Carl Gustav Jung

Páginas: 3 (744 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos, e oinconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria e no estudo da religião, literatura e áreas afins.

O conceito central da psicologia analítica é a individuação - o processopsicológico de integração dos opostos, incluindo o consciente com o inconsciente, mantendo a sua autonomia relativa. Jung considerou a individuação como o processo central do desenvolvimento humano.

Elecriou alguns dos melhores conceitos psicológicos conhecidos, incluindo o arquétipo, o inconsciente coletivo, o complexo, e a sincronicidade. A classificação tipológica de Myers Briggs (MBTI), uminstrumento popular psicométrico, foi desenvolvido a partir de suas teorias.

Via a psique humana como "de natureza religiosa",e fez esta religiosidade o foco de suas explorações. Ele é um dos maiorescolaboradores contemporâneos conhecidos para análise de sonhos e simbolização.

Embora exercesse sua profissão como médico e se considerasse um cientista, muito do trabalho de sua vida foi passado aexplorar áreas tangenciais, incluindo a filosofia oriental e ocidental, alquimia, astrologia e sociologia, bem como a literatura e as artes. Seu interesse pela filosofia e ocultismo levaram muitos a vê-locomo um místico.

Primeiros estudos:


Já estudante de medicina, decide dedicar-se à, então obscura, especialidade de psiquiatria, após a leitura ocasional de um livro do psiquiatraKrafft-Ebing. Em 1900, Jung tornou-se interno na Clínica Psiquiátrica Burgholzli, em Zurique, então dirigida pelo psiquiatra Eugen Bleuler, famoso pela sua concepção de esquizofrenia.

Seguindo o seu treinoprático na clínica, ele conduziu estudos com a associação de palavras. Já nessa época Jung propunha uma atitude humanista frente aos pacientes. O médico deveria "propor perguntas que digam respeito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vida de Carl Gustav Jung
  • Carl Gustav Jung
  • Carl Gustav Jung Folder
  • Jung- Carl Gustav
  • Carl Gustav Jung
  • Carl Gustav Jung
  • Carl gustav jung
  • Interpretação carl gustav jung

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!