Carl Gustav Jung

Páginas: 7 (1699 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2014
1 – INTRODUÇÃO
Carl Gustav Jung nasceu a 26 de julho de 1875, em Kresswil, Basiléia, na Suíça, no seio de uma família voltada para a religião. Seu pai e vários outros parentes eram pastores luteranos, o que explica, em parte, desde a mais tenra idade, o interesse do jovem Carl por filosofia e questões espirituais e pelo papel da religião no processo de maturação psíquica das pessoas, povos ecivilizações. Desde cedo, com seus sonhos e seu isolamento, demonstrava um profundo desejo de compreender-se e à Humanidade.
Gradua-se em 1900, aos 25 anos, lendo nessa época o livro "A Interpretação dos Sonhos" de S. Freud, por sugestão de seu mestre Eugene Bleuler, do qual se torna Primeiro Médico-Assistente, no Hospital Psiquiátrico de Burghölzli (Zurich), tendo sua formação enriquecida pelosensinamentos de Pierre Janet.
Dois anos depois, em 1902, apresenta sua Tese de Doutorado, "Psicologia e Psicopatologia dos assim chamados Fenômenos Ocultos", orientado por Eugene Bleuler. Em 1903, organiza o Laboratório de Psicopatologia Experimental com a finalidade de investigar reações psíquicas através do "Teste de Associação de Palavras" (por ele desenvolvido), demonstrando a autonomia dapsique inconsciente através dos complexos.
O início da correspondência de Jung com Freud é paralelo ao brotar do conceito de INCONSCIENTE COLETIVO. O primeiro contato pessoal se dá em 1907, tendo havido uma conversa entre os dois que durou treze horas. A relação entre eles se rompe, após estreita colaboração, entre 1912 e 1913, quando da publicação de "Metamorfose e Símbolos da Libido", ondeJung expôs sua própria concepção de INCESTO, a transformação decisiva do conceito de LIBIDO, e outras idéias.
Anterior mesmo ao período em que estavam juntos, Jung começou a desenvolver um sistema teórico que chamou, originalmente, de "Psicologia dos Complexos", mais tarde chamando-a de "Psicologia Analítica", como resultado direto de seu contato prático com seus pacientes.
2 – DESENVOLVIMENTO“A personalidade total ou psique, como Jung lhe chamou, consiste num certo número de sistemas distintos, mas interatuantes. Os princípios são o ego, o inconsciente pessoal e seus complexos, o inconsciente coletivo e seus arquétipos, a persona, a anima ou o animus e a sombra. Além destes sistemas interdependentes, existem ainda as atitudes de introversão e extroversão , e as funções de pensamento,sentimento, sensação e intuição. Finalmente, existe um eu que é a personalidade plenamente desenvolvida e plenamente unificada.”
Jung usava o termo psique para referir-se à mente, que segundo ele consistia em três níveis: consciência , o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo.
Jung acreditava que na vida, cada individuo tem como tarefa, uma realização pessoal, o que torna uma pessoainteira e sólida. Essa tarefa é o alcance da harmonia entre o consciente e o inconsciente.
2.1 – Ego
É o aspecto mais consciente da personalidade. Ele é constituído por percepções, memórias, pensamentos e sentimentos.É o responsável pelo nosso sentimento de identidade e continuidade. É o ponto de vista dos homens, a via de contato com a realidade que lhes permite adaptar-se ao ambiente.
De acordocom Jung, a princípio, a psique é apenas o inconsciente. O Ego emerge dele e reúne numerosas experiências e memórias, desenvolvendo a divisão entre o inconsciente e o consciente.
2.2 – Inconsciente Pessoal
O Inconsciente Pessoal ou Individual é aquela camada mais superficial de conteúdos, cujo marco divisório com o consciente não é tão rígido. Consiste em todas as lembranças, impulsos,desejos, percepções fugidias e outras experiências da vida da pessoa, que foram suprimidas ou esquecidas. Incidentes do inconsciente pessoal podem ser trazidos com facilidade à percepção consciente, que se forma no interior da personalidade total.
2.3 – Complexos
Para Jung os complexos são os caminhos que nos permitem chegar ao inconsciente. São padrões de emoções e de lembranças com temas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vida de Carl Gustav Jung
  • Carl Gustav Jung
  • Carl Gustav Jung
  • Carl Gustav Jung Folder
  • Jung- Carl Gustav
  • Carl Gustav Jung
  • Carl gustav jung
  • Interpretação carl gustav jung

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!