Cargos e salarios

Páginas: 8 (1782 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
1- Análise e descrição de cargos
1.1. Introdução
Descrever e entender as atividades que envolvem cada cargo em uma organização é importante tarefa dos gestores de RH, cargos não existem ao acaso, eles são a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura numa posição formal do organograma de uma empresa.
Os cargosconstituem os meios através dos quais a organização aloca e utiliza seus recursos humanos para alcançar seus objetivos, por meio de determinada estratégia. Dada a sua importância na estrutura organizacional, os cargos precisam ser descritos, projetados, delineados, definidos e estabelecidos. A descrição de um cargo estabelece o conteúdo de cada tarefa a ser executada, ou seja, definir o que o ocupantedo cargo deve fazer; especificar o método para execução de cada tarefa, e combinar as atividades individuais em blocos específicos, isto é, prescrever o conjunto de tarefas que deve compor o cargo.
A descrição e análise de cargos têm o intuito de detalhar o que cargo exige em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa ser desempenhada determinada função, uma boa descrição eanálise de cargos tende a otimizar o desenvolvimento de outras atividades, tais como: recrutamento, seleção, treinamentos, planejamento de cargos e salários, avaliação de desempenho e segurança no trabalho.
1.2. Análise de função
Análise de função é o trabalho de prospectar todos os detalhes de cada uma das funções que compõem um cargo, estudando-lhe os contornos do ‘que’, ‘como’ e ‘para que’ sefaz, registrando todas as exigências em termos de características exigidas para a obtenção dos resultados esperados.
A análise de função é o estudo realizado, ao longo de toda a estrutura organizacional, com o objetivo de, por meio de pesquisa, levantar todas as informações relativas às responsabilidades, conhecimentos e demais características exigidas dos ocupantes de cada cargo de umaorganização.
Conceitos:
Tarefa – é um conjunto de elementos que requer o esforço humano pra determinado fim, quando tarefas suficientes se acumulam para justificar o emprego de um trabalhador, surge a função.
Função – é um agregado de deveres, tarefas e responsabilidades que requerem os serviços de um indivíduo, desse modo, pode-se inferir que numa determinada organização existem tantas funções quantosempregados.
Cargo – quando há um conjunto de funções similares forma-se o cargo, que passa a ser entendido como um grupo de funções idênticas na maioria ou em todos os aspectos mais importantes das tarefas que as compõem, dá-se uma nomenclatura para tal.
A análise de função fornece o universo de informações que compõem a base de todo o sistema a ser implantado, o estudo inicial das atividadesexercidas pelo empregado; a clara definição de suas atribuições e das principais exigências de ordem mental, de responsabilidades, de conhecimentos e demais requisitos exigidos pelo cargo.
O sistema de análise de função está relacionado ao sistema de avaliação de cargos, da análise poderemos retirar todas as respostas às possíveis questões do sistema avaliativo.
1.3. Metodologia de análise
Olevantamento das informações deve ser executado segundo uma metodologia previamente elegida. Entre outras, as seguintes técnicas são descritas:
* Observação in loco;
* Entrevista com o ocupante do cargo;
* Questionário a ser preenchido pelo ocupante do cargo;
* Método combinado ou misto.
Método da observação – o analista, no local de trabalho do ocupante do cargo, observa in loco astarefas realizadas pelo funcionário. A observação passo a passo, questionando e levantando informações complementares de ordem qualitativa e quantitativa, registrando-as em formulário específico e apropriado. Esse método é mais empregado para pessoal de fábricas, com menos condições de preencher sozinho, de próprio punho, as informações necessárias.
Método da entrevista – o analista em conversa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cargos e salários
  • Cargos e salários
  • cargos e salarios
  • Cargos e Salarios
  • Cargos e salarios
  • Cargos e Salários
  • Cargos e Salarios
  • Cargos e salarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!