Capacitores e circuito RLC - transiente

Páginas: 10 (2286 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014



















Relatório 7

Capacitores e circuito RLC - transiente
Introdução Teórica

Impedância:
Um circuito RLC (também conhecido como circuito ressonante ou circuito aceitador) é um circuito elétrico consistindo de um resistor (R), um indutor (L), e um capacitor (C), conectados em série ou em paralelo.
O circuito RLC é chamado de circuito de segunda ordem vistoque qualquer tensão ou corrente nele pode ser descrita por uma equação diferencial de segunda ordem.

Impedância elétrica  ou simplesmente impedância é a medida da capacidade  de um circuito de resistir ao fluxo de uma determinada corrente elétrica quando se aplica certa tensão elétrica em seus terminais. Em outras palavras, impedância elétrica é uma forma de medir a maneira como a eletricidade"viaja" em cada elemento químico. Todo elemento, do isopor ao titânio  possui uma diferente impedância elétrica, que é determinada pelos átomos que compõem o material em questão. Obviamente, alguns materiais terão maior impedância comparada a outros, de menor impedância.
A impedância, expressa em ohms, é a razão entre a voltagem (ddp) aplicada por meio de um par de terminais para o fluxo decorrente entre estes mesmos terminais. Na corrente contínua  (CC em português, DC em inglês) circuito e impedância correspondem à resistência. Ja na corrente alternada (CA em português, AC em inglês) a impedância é uma função da resistência, capacitância e indutância. Indutores e capacitores acumulam tensões que se opõem ao fluxo de corrente. Esta oposição, chamada reatância, deve ser combinada com aresistência para se encontrar a impedância. A reatância produzida por indutância (reatância indutiva) é proporcional à frequência da corrente alternada, enquanto que a reatância produzida pela capacitância (reatância capacitiva) é inversamente proporcional à frequência.
Quando há reatância indutiva ou reatância capacitiva também presente no circuito, utiliza-se a lei de Ohm para incluir aimpedância total no circuito. O significado de impedância elétrica pode ser entendido, ao aplicá-lo à lei de Ohm.
Portanto, temos que:
I = V/Z
Onde deduzimos que a corrente (I), em amperes, é proporcional à tensão (V), em volts, dividida pela impedância (Z), em ohms. Importante notar que a resistência e/ou os valores de reatância indutiva devem ser alteradas para alterar a impedância do circuito. Amagnitude da impedância (Z) atua apenas como resistência, dando a queda na amplitude da tensão através de uma impedância (Z) para uma dada corrente (I).
Como a fase afeta a impedância, e porque as contribuições de condensadores e indutores diferem em fase a partir de componentes resistivas por 90 graus, um processo tal como o vetor adição (vetor de rotação, um vetor bidimensional destinado arepresentar uma onda em movimento harmônico simples) é usado para desenvolver expressões para a impedância.
Assim como a impedância recorre à lei de Ohm para calcular circuitos de corrente alternada, outros resultados da análise de circuitos de corrente contínua, tais como divisão de tensão, divisão de corrente, teorema de Thevenin e teorema de Norton pode também ser estendida aos circuitos de correntealternada, substituindo-se resistência por impedância.


Transiente:
Transiente, em engenharia elétrica, é um surto de tensão elétrica que ocorre num intervalo de tempo muito pequeno. Existem duas formas de os transientes serem gerados em um equipamento eletrônico: via perturbações externas ou via resposta do próprio circuito eletrônico ao chaveamento.
Os casos típicos de transientes externosincluem:
Indução eletromagnética. É geralmente causada por raios que caem perto da rede elétrica, e induzem uma DDP muito alta na rede. Essa indução acontece quando uma corrente elétrica varia rapidamente, criando um campo eletromagnético que é absorvido pelos fios da rede elétrica ou telefônica, que atuam como antenas.
Condução pela rede. O chaveamento de cargas fortemente indutivas, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Carga e Descarda de um Capacitor utilizando um circuito RLC
  • Circuito rlc
  • circuito rlc
  • Circuito rlc
  • Circuito rlc
  • circuito rlc
  • Circuito RLC
  • Circuitos RLC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!