Capacitor e indutor

Páginas: 10 (2466 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 CAPACITOR 5
3 PROJETOS DOS CIRCUITOS 6
4 COMPARATIVO DAS ASSOCIAÇÕES 7
5 CONCLUSÃO 9
6 REFERÊNCIAS 10


1. INTRODUÇÃO

Circuitos contendo capacitores ou indutores são abordados sem o uso de equações diferenciais ou outras formas avançadas. Através de análise dimensional da comparação ente escalas de tempo envolvidas no processo de carga.2 CAPACITORES

Um sistema de dois condutores metálicos de formato qualquer e isolados, chamados normalmente de placas, constitui um capacitor. Constituir um capacitor significa retirar certa quantidade de carga Q de uma das placas e depositá-la em outra e isso consegue mediante a aplicação de uma diferença de potencial (ddp) entre elas. Umacaracterística notável dos capacitores é a linearidade entre as cargas Q e a (ddp) V entre as placas.

Q= C.V

Essa relação define a grandeza C, chamada de capacitância, que é função apenas das dimensões geométricas das placas, separação das mesmas e do material colocado entre elas. Quanto maior a área das placas, menos a distância entre elas, maior capacitância. A unidade de capacitância é o Coulomb/Volt que recebeu o nome Farad, em homenagem a Michael Faraday. É uma unidade muito grande e na prática são utilizados capacitores com capacitância nas escalas de picofarad (pF) até microfarad (µF). Conforme o meio material posto entre as placas do capacitor, denominado dielétrico, eles são denominados de capacitores a óleo, de papel, cerâmicos, de poliéster, poliestireno ou eletrolíticos. Cada tipopossui uma aplicação especifica, dependendo do regime de frequências dos sinais com os quais serão usados, e há de se observar também a máxima tensão que suportam sem romper o dielétrico.
A função principal desse meio dielétrico é aumentar a capacitância.
Para lembrar que um capacitor é constituído por duas placas, seu símbolo é representado por:



―||―

2.1 Capacitores em correntecontínua

Circuito com capacitor que analisamos é o exemplo a baixo:


FONTE: Os autores.


É um circuito em que um resistor R, um capacitor C e uma bateria de tensão V0 estão ligados em série. Nesse circuito a corrente é comum a todos os componentes. Sem capacitor a bateria forçaria uma corrente = /R.
Com o capacitor, a bateria também força um movimento de elétrons, só que eles saem da placa(1) e se acumulam na placa (2), já que não há passagem de elétrons entre as placas de nenhum capacitor. A princípio parece que nada mudou e esperaríamos uma corrente .
De fato, os primeiros elétrons a chegarem à placa (2) e estabelecem uma corrente . Porém, esses primeiros elétrons começam a dificultar a entrada dos demais, devido à repulsão eletroestática.



2.2 Curvas de carga e DescargaA figura abaixo ilustra a curva de tensão do resistor, já que = R.. A tensão no capacitor é simplesmente = – .



FONTE: ebah.com.br


Vê- se então que é necessário um tempo para se carregar totalmente um capacitor (o mesmo tempo é necessário para descarregá-lo), como se ele tivesse uma inércia para carregar. Depois de transcorrido esse tempo, a tensão no capacitor é aquela da bateria.Esse tempo de carga deve ser a função unicamente dos parâmetros do circuito: , R e C. A unidade de R pela lei de Ohm, é volt/ampere ou volt.segundo/coulomb. Portanto a única combinação com unidade de tempo é R.C. De fato pode mostrar que no intervalo de tempo:

Ƭ = R.C

O capacitor adquire ou perde cerca de 66% de sua carga total. Ϯ é chamado de tempo de relaxação ou simplesmente tempo de cargado capacitor. Na pratica o valor de Ϯ pode variar de nanosegundos até segundos. É a comparação entre esse tempo de relaxação e dos tempos característicos dos sinais aplicados ao circuito que define o comportamento desse ultimo.
3. INDUTORES

Um indutor é essencialmente um fio condutor enrolado em forma Helicoidal. Pode ser enrolada de forma autossustentada ou sobre um determinado núcleo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capacitores e Indutores
  • capacitores e indutores
  • Capacitores e indutores
  • Capacitores e Indutores
  • Capacitor e Indutor
  • Indutor Capacitor
  • INDUTORES E CAPACITORES
  • Capacitores E Indutores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!