capacidades fisicas

Páginas: 8 (1932 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
Capacidades Fisicas
 Na área da Educação Física e do desporto, “capacidades motoras” são pressupostos dos movimentos que permitem que as qualidades inatas de uma pessoa, como um talento, ou um potencial se evidenciem. Exemplos: força, resistência, flexibilidade, etc.

CARACTERÍSTICAS:
• São elementos essenciais para o rendimento motor;
• São determinadas geneticamente;
•Desenvolvem-se através do treino.

CLASSIFICAÇÃO: ,
1. Condicionais – são as capacidades determinadas pelos processos energéticos e metabólicos – obtenção e transformação da energia. Por isso, são condicionadas pela energia disponível nos músculos e pelos mecanismos que lhe regulam a distribuição – carácter quantitativo.
2. Coordenativas – são essencialmente determinadas pelos processos de organização,controlo e regulação do movimento. Estas são condicionadas pela capacidade de elaboração das informações por parte dos analisadores implicados na formação e realização do movimento – carácter qualitativo.
“habilidade motora” é uma forma de movimento específico, dependente da experiência e da automatização resultante da repetição.

NOTA: toda a pessoa nasce com uma determinada quantidade deforça, ou flexibilidade mas ninguém nasce com habilidade para jogar futebol, ou andebol, tem que ser desenvolvido, aprendido. Segundo Magill (1984) as capacidades constituem a base de todas as habilidades motoras.

DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES MOTORAS:

Quando se procura desenvolver uma das nossas capacidades motoras, todas as outras são influenciadas. A grandeza dessa influência depende dedois factores:
• a característica da sobrecarga utilizada;
• o nível de treino físico.

-Nas pessoas com baixos níveis de preparação física, os exercícios para o desenvolvimento de uma capacidade específica terão efeito nas demais.
-O maior grau de desenvolvimento de uma capacidade motora específica (força, resistência, velocidade, etc) pode somente ser alcançado se as outras forem tambémdesenvolvidas a um certo nível. Por isso, torna-se necessário desenvolver todas as capacidades motoras de uma forma harmoniosa.
-O desenvolvimento das capacidades motoras não é linear, isto é, existem períodos mais ou menos propícios denominados fases sensíveis. A capacidade de treino é particularmente elevada nesses períodos. 3

CLASSIFICAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS CONDICIONAIS

    1. FORÇA: Habilidade que permite um músculo ou grupo de músculos produzir uma tensão e vencer ou igualar-se a uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar. 

     a. Força Isotônica (Dinâmica) – É o tipo de força que envolve os músculos dos membros em movimento ou suportando o peso do próprio corpo em movimentos repetidos.
          b. Força Isométrica (Estática) – É o tipo de força queexplica o fato de haver força produzindo calor e não havendo produção de trabalho em forma de movimento.
c.  Força Explosiva (Potência) – Habilidade de exercer o máximo de energia em um ato explosivo.

O DESENVOLVIMENTO DA FORÇA PODE SER:
GERAL – quando visamos o desenvolvimento de todos os grupos musculares;
ESPECÍFICA – quando visamos o desenvolvimento de um ou vários grupos muscularescaracterísticos dos gestos de cada modalidade.

TIPOS DE FORÇA:
Força máxima – é a força mais elevada que um indivíduo consegue desenvolver com uma contracção voluntária máxima.
a) estática – quando a contracção é executada contra uma resistência fixa que não pode ser superada.
b) dinâmica – quando a contracção é executada contra uma resistência fixa que pode ser superada.
Força rápida ouveloz – é a força mais rápida que pode ser desenvolvida voluntariamente e na unidade de tempo, para a execução de um movimento pré determinado.
a) inicial – capacidade de um músculo expressar rapidamente a força no momento inicial da tensão criada.
b) explosiva – capacidade de obter valores elevados de força em tempo muito curto.
c) de resistência – capacidade de manter ou repetir a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capacidades fisicas
  • Capacidades fisicas
  • Capacidades fisícas
  • Capacidades Físicas
  • Capacidades Físicas
  • CAPACIDADE FISICA
  • Capacidades fisicas
  • CAPACIDADES FÍSICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!