CAPACETE

Páginas: 23 (5597 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2013




UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
ENGENHARIA DE MATERIAIS
PROFESSOR: DR. ANDRÉ WESLEY


TÍTULO:CAPACETE MOTOCICLÍSTICO



ALUNA: LARISSA KEROLLAINE MAIA GOMESJUAZEIRO DO NORTE-CE
2013


Sumário


6-referências........................................................................................................18


1-Resumo
O trabalho consistiu em estudar um objeto, elemento esse de estudo o capacete motociclístico. O capacete moto ciclístico foi abordado desde sua definição, até o seu processamento, sem ter deixado de lado as modalidades em que ele se divide e as normas para a sua utilização em meios urbanos. Um capacete moto ciclístico ou casco é um objeto que serve para proteger a cabeça de impactos. O capacete se divide em basicamente seis modalidades sendo elas: capacetes abertos, capacetes fechados,capacetes articulados, Capacetes para Off-Road ,capacete para Off-Road com viseira e Capacetes do tipo Racing. O tipo material polimérico de que é feito cada parte do capacete foi detalhado um por um de acordo com a sua função. A sua produção consiste em várias etapas, onde todas estas são produzidas de forma semiautomática com o auxílio de máquinas e de manuseio por operários para finalizar aoperação, cada componente é produzido individualmente até que todos estejam prontos para só então serem montados e só assim poder ter o objeto por completo. Por fim foi justificado o porquê de ser utilizado cada tipo de material polimérico para a produção de cada componente que compõe o capacete.
Palavras-chave: Capacete moto ciclístico, polímeros, produção2-Introdução
Um capacete motociclístico consiste em um tipo de proteção utilizado na cabeça por condutores e passageiros de motos. Tem a finalidade básica de proteger o crânio dos ocupantes do veículo em caso de impacto, precavendo ou reduzindo os danos e as lesões que poderiam ser causadas. O uso é obrigatório em muitos países, assim como no Brasil com exceção do município alagoano de SãoSebastião[1], que todos os modelos devem conter etiqueta com sua data de fabricação e eser certificados pelo Inmetro.
O interior (casco interno) deles geralmente é revestido, com isopor, espumas e outros tecidos. Exteriormente (casco externo) são produzidos de materiais muito rígidos e que não se deformão, como plásticos de engenharia e fibra de carbono. As viseiras,via de regra, são produzidas de ummaterial transparente, mas altamente resistente, o policarbonato.
Embora as estatísticas apontarem a obviedade da eficácia do capacete para a proteção e minimização de danos em casos de acidentes com motos e de a legislação brasileira ser clara quanto à sua obrigatoriedade a quem pilota motos, o que ocorre é que nos dias atuais com as informações a respeito desse assunto à solta, inda há pessoas quepersistem em utilizar uma motocicleta sem fazer uso deste artigo indispensável.
Os capacetes nasceram bem precários e foram uma adequação daqueles usados pelos pilotos de avião na II Guerra Mundial e na Guerra da Coréia, feitos geralmente com tiras de couro que atravessavam longitudinalmente a cabeça. Daí, C. F. “Red” Lombard , pesquisador da Universidade do Sul da Califórnia/EUA, desenvolveu umcapacete tendendo absorver as ondas de choque de um impacto e oferecer uma menor comodidade ao motociclista, graças ao uso de uma forração interna. Em 1953 ele conseguiu patentear sua invenção. O capacete tem sido motivo de discussão ao longo de sua existência, mesmo com sua comprovada habilidade de tornar mínimos os ferimentos e proteger vidas [2].







3 Revisão Bibliográfica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • capacetes
  • capacete
  • Defesa capacete
  • teste de capacete
  • Capacetes de sgurança
  • Norma de capacete
  • lei do capacete
  • Capacete de segurança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!